Atendimento híbrido no WhatsApp aprimora a experiência do cliente
O consumidor moderno exige um atendimento personalizado, humanizado, integrado e ágil. Assim, a experiência do cliente nunca teve tanta atenção e foi primordial na hora da decisão de compra do usuário como nos últimos tempos, o que apresenta diversas soluções e conceitos, como o atendimento híbrido.
Em busca de oferecer soluções rápidas para qualquer tipo de demanda e de aprimorar a área de suporte do cliente, ele surgiu por meio da automatização. Ao unir a tecnologia ao trabalho humano, entrega agilidade, qualidade e praticidade, acompanhando as demandas do público atual.
Para exemplificar, esse tipo de atendimento pode ser feito de diversas formas, como por meio de chatbot que é auxiliado por uma inteligência artificial e um filtro, que leva os problemas mais complexos para uma pessoa que o resolverá.
No varejo, há diversas formas de automatização que já conhecemos, como é o caso das ferramentas que podem ser utilizadas no WhatsApp, uma das plataformas preferidas dos brasileiros. Segundo dados da Opinion Box, ele está presente em cerca de 99% dos celulares do país.
A extensão do Chrome, a Blueticks, disponibiliza o agendamento de mensagens automáticas e o disparo de campanhas de marketing. Porém, como atualmente o ideal é investir no atendimento híbrido, a plataforma também oferece o gerenciamento de tarefas e não exclui a participação humana do processo.
Na hora do atendimento ao cliente, mesmo para campanhas de marketing, Flavia Schuchmann Cukier, gerente de marketing global da Blueticks, acredita que para além da automatização, a mão humana ainda é necessária. “O primeiro passo é definir o objetivo da campanha. Depois, elencar o público-alvo, a periodicidade e as peças visuais e textuais que serão utilizadas. O empreendedor deve ter esse cronograma e os mailings para envio quando for programar, evitando que a mensagem seja enviada de forma errônea para determinados contatos ou tenha erros nas imagens e no conteúdo.”