A Era da Personalização: como o ERP é capaz de construir relacionamentos e empoderar os consumidores
O uso estratégico do ERP transforma a relação empresa-cliente, oferecendo experiências personalizadas e fortalecendo vínculos de confiança
A personalização é a palavra-chave para o sucesso no mundo dos negócios. Com o avanço tecnológico e a crescente demanda por experiências únicas, o varejo está cada vez mais focado em entender seus clientes e atender às suas necessidades individuais. Nesse cenário, o uso dos dados fornecidos pelo ERP (Enterprise Resource Planning) tornam-se indispensáveis, capazes de construir relacionamentos duradouros e empoderar os consumidores.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a utilização de um ERP é adotada por 84% das empresas. Essa porcentagem reflete a importância crescente que essa tecnologia vem ganhando no ambiente empresarial, como facilitadora de processos e estratégias certeiras para alcançar a personalização no atendimento.
Segundo Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV): “O ERP tem um papel estratégico na personalização do atendimento ao cliente. Ao coletar e analisar dados detalhados, as empresas podem compreender melhor as preferências e comportamentos dos consumidores, permitindo oferecer uma experiência sob medida, o que resulta em maior satisfação e fidelização.”
O especialista ainda destaca que, através do ERP é possível:
- Coletar e analisar dados relevantes: as empresas podem ter em mãos dados detalhados sobre as preferências e histórico de compras de cada cliente, permitindo um conhecimento mais profundo sobre suas necessidades e desejos.
- Com base nas informações obtidas pelo ERP, as empresas podem personalizar ofertas e recomendações de produtos e serviços, proporcionando uma experiência única e relevante para cada cliente.
- Melhorar o atendimento ao cliente: com acesso rápido às informações do cliente por meio do ERP, as equipes de atendimento conseguem oferecer um serviço mais ágil, eficiente e personalizado, atendendo prontamente às demandas e dúvidas dos consumidores.
“Ao demonstrar interesse genuíno nas necessidades individuais de cada cliente, as empresas podem entregar serviços que atendam as necessidades de cada um, como produtos mais certeiros, forma de pagamento diferenciada e ofertas em datas comemorativas alinhadas com o perfil de compra”, pontua Mortari.
- Comunicações direcionadas: o ERP permite segmentar os clientes com base em critérios específicos, como histórico de compra, possibilitando o envio de campanhas de marketing e comunicações personalizadas. Essa estratégia aumenta o engajamento e a resposta dos clientes, além de fidelizar consumidores.
- Oferecer programas de recompensas e incentivos: com base nos dados do ERP, as empresas podem criar programas de recompensas e incentivos personalizados, premiando a lealdade dos clientes e incentivando a repetição de compras.
“O cashback, por exemplo, pode se tornar um diferencial competitivo. Ao oferecer a possibilidade de acumular créditos, você proporciona uma experiência positiva e atraente. Nesse cenário, é possível traçar uma estratégia de campanhas personalizadas, enviando notificações aos clientes com o valor acumulado e incentivando-os a utilizá-lo em suas próximas visitas.” sugere o CEO da VarejOnline.