Y’all lança pesquisa que mapeia tendências para o mercado de trade marketing
“O Trade do Futuro” traça perfis, principais tendências de mercado para 2024 e como as transformações globais influenciam o comportamento do novo consumidor
Identificar e prever tendências de mercado e as mudanças que influenciam o comportamento do consumidor é a chave de planejamentos estratégicos cada vez mais assertivos para as marcas. Apresentando suas percepções e um diagnóstico dos impactos das grandes transformações mundiais nos últimos anos, a agência Y’all, especialista na jornada do shopper, lança pesquisa inédita sobre o futuro do trade marketing.
“O Trade do Futuro”, estudo baseado em tendências de consumo submetidos à análise estratégica e minuciosa dos profissionais da Y’all, esmiuça movimentos do mercado e comportamento do consumidor no Brasil e no mundo para direcionar mais efetivamente a comunicação no segmento.
Comportamento do novo consumidor
Para entender melhor sobre comportamento, é preciso conhecer o público. Para isso, a Y’all utilizou como base da pesquisa o “Consumidor do Futuro 2024”, um conteúdo proprietário da WGSN desenvolvido anualmente com foco em mapear os perfis e sentimentos de consumo que irão nortear o mercado nos próximos anos. O material apresenta 4 tipos de consumidores, dos mais racionais e conscientemente responsáveis até os mais desapegados, tecnológicos e que querem aproveitar tudo o que a inovação pode proporcionar. São eles:
- REGULADORES: Controle – grupo avesso a mudanças e que preza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Prezam pela certeza e conforto. E do ponto de vista de compra, adotou rapidamente o comércio sem contato e as coletas programadas em lojas, estimulando o modelo “click and collect”. Agilidade e praticidade são essenciais para eles;
- CONECTORES: Compartilhamento – menos apegados, determinados a reescrever as regras. Da locação de carros à moradia e guarda-roupa, eles preferem sustentabilidade à novidade. Do ponto de vista de compra, é um grupo que consome coletivamente e investe em serviços de assinatura (sem ser dono de nada);
- CONSTRUTORES DE MEMÓRIAS: Tempo – grupo que foca no momento presente, estão simplificando suas vidas e investindo na abundância do tempo, em vez de viver buscando a perfeição. Para este grupo, envelhecer bem é uma questão de aproveitar a vida do melhor jeito possível. Quando se fala em consumo, os produtos e serviços que vierem voltados à reflexão (estar no momento presente) e à prospecção (pensar no futuro com otimismo), serão prioridade para eles;
- NEO-SENSORIALISTAS: Otimismo – abordagem mais equilibrada em relação à internet. De jeito nenhum, esse grupo está invadindo esse tema com rapidez, atraídas pelas novas fronteiras digitais. Apesar de amarem tecnologia, eles não querem enxergar a vida por realidade virtual. São o perfeito exemplo de um consumidor híbrido, que quer desbloquear recompensas no metaverso para poder usufruir na vida real. Para o consumo, é um grupo propício a cocriações e parcerias, aproximando o digital do físico.
Tendências de médio e longo prazo
Com os perfis traçados, o estudo desenvolvido pela Y’all passou a analisar os comportamentos de consumo e compra com um olhar estratégico para o trade marketing, identificando padrões do mercado que podem ser destacados, mas com um olhar de futuro e tendência de médio e longo prazo, aperfeiçoados para serem usados como estratégias para gerar engajamento e conversão em diversas categorias. São 5:
1) TECNOLOGIA: com foco em proporcionar a melhor experiência para o consumidor, sendo a propulsora de transformações a nível global, traduzida em avanços e plataformas e outros sistemas que tornam mais acessível e prática a jornada de compra do consumidor;
2) EXCLUSIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO: proporcionar uma experiência diferenciada para atrair e converter o uso dos seus produtos e serviços. Através de propostas inusitadas e criativas, enxerga-se um movimento pelo estímulo à sensação de exclusividade e uso da personalização com edições especiais, relações de parcerias e outras estratégias que estimulam o desejo;
3) CO-MARKETING E CROSS-SELLING: unir o útil ao agradável, juntar um ou mais produtos que se complementam ou se aprimoram, um compartilhamento de valores, visão ou mercado – alvo entre as marcas com o intuito de expandir o alcance, a exposição e atrair clientes novos ou existentes;
4) EDUCACIONAL NO PDV: ensinar os consumidores a aproveitarem o máximo que os produtos ou serviços têm a oferecer. Para ter o engajamento e ganhar a fidelidade do consumidor, antes é preciso estimular o conhecimento e agregar a necessidade de forma consciente;
5) CONSCIÊNCIA E CONVENIÊNCIA: busca por experiências, espaços e formatos que sejam facilitadores da rotina com o objetivo de priorizar a saúde física e mental.
Experiências no PDV
O PDV é onde a experiência com o consumidor pode assumir sua potência máxima. Soluções como “Store in Store”, como um espaço proprietário e exclusivo que traz destaque para a marca, somadas às Promoções e Campanhas “híbridas”, que combinam sorteios finais e recompensas imediatas com prêmios instantâneos ou cashback; Ativações “Figital”, com uma junção do físico e o digital, elevando a experiência do consumidor; Promopacks; e Licenciamento, visto como uma indústria impulsionada pela paixão ilimitada dos fãs, são algumas das opções inovadoras e abertas a possibilidades criativas que ganham ainda mais força e precisam estar no radar de marcas e agências.
O estudo “O Trade do Futuro” é fruto de muitas pesquisas exploratórias do time de planejadores da Y’all que, através da coleta e uma análise profunda de informações, destina-se para a área de trade marketing, para que tenham um panorama de tudo que pode vir a acontecer, das tendências para ficar de olho, dos hábitos de consumo que vão permear nos próximos meses, colocando-os em uma posição mais firme, antecipando questões e tendências antes mesmo de elas se concretizarem.
“Fizemos uma previsão do futuro do trade a fim de sermos mais assertivos em nossas soluções e entregas. Com estes tópicos mapeados, conseguimos não só ter algumas previsões, como também ficar de olho em notícias, reports e dados, de maneira que estejamos sempre atualizados com tudo que há por vir. Isso nos traz, cada vez mais, insumo e conhecimento para seguirmos com nosso propósito de irmos além do óbvio, alcançando o consumidor em toda a jornada de compra de forma mais efetiva.”, comenta Gabi Liso, diretora de planejamento da Y’all.
Saiba mais em:
https://drive.google.com/file/d/1oNvCpFdPi1T5ybwQhDpSgY8LM4lySQyy/view?pli=1