Como a IA vem transformando a experiência do consumidor na construção civil? Por Wanderson Leite*
Quem nunca enfrentou dores de cabeça ao realizar uma obra ou, ao menos, já ouviu relatos de pessoas que passaram por isso? Empecilhos relacionados a orçamentos, contratação de mão e obra e extensão do prazo estipulado são fatores extremamente comuns na construção civil que prejudicam a experiência do consumidor – mas, que precisam ser revertidos para aumentar a competitividade da empresa e criar um diferencial estratégico para o negócio. Nessa missão, contar com o apoio da inteligência artificial se torna imprescindível.
Por mais que muito ainda precise ser explorado e aproveitado desse recurso, é fato que a IA apresentou um crescimento notório nos últimos anos em vista de seus enormes benefícios proporcionados às empresas de todos os portes e segmentos. Em dados divulgados no estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, como prova disso, 71% das empresas acreditam fortemente no potencial dessa tecnologia para revolucionar os negócios e viabilizar seu crescimento contínuo. E, claro que a construção civil não poderia ficar de fora disso.
Existem muitas formas de aplicar a IA na rotina deste setor, indo desde a captação de dados em tempo real da construção dos canteiros no território, até no apoio em cenários de risco, monitoramento, e muitas outras funcionalidades que permitem uma maior otimização e segurança nos profissionais do segmento. Considerando, especificamente, a melhora da experiência do consumidor no ramo, um dos maiores usos desta ferramenta está no aspecto financeiro envolvido nas obras.
Até hoje, é muito comum observar enormes dificuldades destes clientes em realizar suas construções com o melhor custo-benefício. Infelizmente, se tornou “normal” ter más experiências em encontrar boas lojas com orçamentos adequados e dentro do prazo estipulado, o que desencadeia um enorme efeito dominó prejudicial ao andamento do projeto.
Afinal, uma simples demora em conseguir fechar um orçamento de qualquer material eleva os riscos de encarecer a compra final, estendendo ainda mais o tempo previsto para finalização da obra e, consequentemente, demandando um maior custo de contratação de mão de obra pelo maior tempo necessário para sua realização. Tudo isso, além de impactar severamente a economia dos consumidores, o que apenas os deixa mais insatisfeitos e com a impressão de que qualquer necessidade de reforma trará experiências ruins. Não à toa, muitos costumam preferir comprar um imóvel “pronto” para evitar esse processo.
Mesmo sendo uma situação muito usual atualmente, o investimento da IA pode ajudar a reverter essa realidade com excelentes resultados. Uma de suas maiores contribuições está, justamente, em servir como uma ponte entre quem precisa construir e quem vende os insumos necessários para isso – estreitando o relacionamento entre as partes e tornando o planejamento da obra muito mais eficiente através da captura de dados em tempo real sobre as empresas do setor.
Na prática, com a ajuda desta tecnologia, ela conseguirá solicitar as demandas dos consumidores em seus projetos e enviá-los às empresas do setor, de forma que elas mesmas entrem em contato com seu público-alvo com seus orçamentos para facilitar a compra dos materiais precisos. Assim, o próprio cliente terá em mãos um leque muito maior de opções para escolher a que mais esteja dentro de suas condições financeiras, tendo acesso aos melhores preços e prazos do mercado.
O uso da IA irá beneficiar todos os envolvidos da cadeira, permitindo uma maior economia por parte do cliente em sua demanda e uma maior competitividade da empresa em seu ramo, tornando-a mais vista em sua região e permitindo que abranja suas vendas. Ela cada vez mais será um intermediário estratégico para essa relação, assegurando que os consumidores tenham a melhor experiência possível, de forma que as construções e reformas não sejam mais motivos de gerar dores de cabeça.
*Wanderson Leite é fundador do EuConstruindo.com