Black Friday: saiba como o ChatGPT pode alavancar as vendas no período
Ferramenta de inteligência artificial para personalizar experiências e atrair clientes é uma grande aposta para a data
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos varejistas e consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela Globo, 62% dos consumidores das classes A e B revelaram o desejo de realizar compras no período, 26 % disseram que pretendem iniciar as pesquisas pelos produtos de seu interesse com uma antecedência de três meses, enquanto 22% farão isso com um mês de antecedência.
Para alavancar as vendas no período, os lojistas têm usado recursos tecnológicos a seu favor e o ChatGPT é um deles. A ferramenta de inteligência artificial aflorou o debate sobre a evolução dessa tecnologia e seus impactos nos mais diversos segmentos, sendo um deles o e-commerce. Portanto, em datas comemorativas que geram grande acesso e demanda nas redes e no comércio digital, pode-se dizer que a IA vai ter grande utilidade para os comerciantes e consumidores, podendo ser o diferencial que vai dar um impulso extra nas vendas da Black Friday, proporcionando também experiências ainda mais personalizadas no que diz respeito à comunicação.
“Há anos, acompanhamos a evolução das inteligências artificiais (IA) e, atualmente, é possível ver seu potencial indiscutível por meio do ChatGPT, que tem mudado a forma como as pessoas se comunicam, aprendem e produzem. No futuro, a inteligência artificial pode alcançar novos e diferentes rumos, mas atualmente, o ChatGPT é o mais próximo disso, sendo possível usá-lo ao nosso favor de modos distintos”, comenta Joel Backschat, CIO na multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.
No contexto do e-commerce, o principal impacto que ocorre ao utilizar o ChatGPT é a agilidade dos processos. Para um lojista que está começando sua loja virtual do zero, para aquele que está fazendo um upgrade, e, principalmente para aquele que visa impulsionar as vendas em relevantes datas comerciais, a ferramenta pode otimizar tempo na produção de textos das landing pages e dos descritivos de produtos. “Profissionais de UX Writing e Copywriting podem usar seu tempo para focar em estratégias e solicitar ao ChatGPT a parte prática de trabalhos complexos, por exemplo. Como a ferramenta é baseada nas informações que estão disponíveis na internet, deve permanecer sob supervisão para garantir que os textos utilizados e divulgados sejam individualizados e não se apropriem de ideias alheias”, aponta o CIO.
Outro impacto positivo dessa IA, e que pode contribuir para incrementar as vendas e fidelizar consumidores, é a personalização da experiência do cliente. “A estratégia é perfeita para uma data como o Dia das Mães, visando justamente a volta desses clientes, por terem ganhado respostas de forma menos automatizada, mais natural, assertiva e veloz a dúvidas e necessidades que os clientes possam ter. Uma assistência diferenciada faz o consumidor gastar menos tempo em busca de respostas e otimiza sua jornada de compra, tornando-o propenso a comprar outras vezes na mesma loja”, comenta Backschat.
Se antes o ChatGPT já era uma ferramenta aprimorada, a nova versão, lançada em março, consegue se superar. O ChatGPT-4, que até o momento só está disponível de forma paga, tem uma probabilidade 40% maior de produzir respostas certas em relação à versão 3.5, segundo seus desenvolvedores.
O CIO da FCamara explica o principal impacto disso. “Agora, também é possível inserir não só textos, mas também imagens para que a ferramenta produza conteúdos a partir delas, inclusive páginas web. É possível fazer um rascunho à mão, por exemplo, com uma ideia de site, tirar foto e submeter ao ChatGPT solicitando a codificação de tal página sob a supervisão de um especialista. Para quem trabalha com comércio eletrônico, essa opção será extremamente útil para otimizar a rotina e pôr em prática novas ideias de plataformas e de outros detalhes dentro do e-commerce”, finaliza Joel.