Apex América aprimora relacionamento e aumenta vendas de clientes nas redes sociais
Serviço de monitoramento e interação com o consumidor ajuda a prever tendências, conter crises e fortalecer relacionamento das marcas com internautas brasileiros
Explorar corretamente tudo o que a multicanalidade pode oferecer em termos de atendimento ao cliente e saber como utilizar as mídias sociais é essencial para determinar o sucesso, longevidade e a relevância de uma marca junto a uma comunidade.
A Apex América Brasil, líder em serviços de Customer Experience Digital na América Latina, sabe que, se por um lado, as empresas vêm aproximando de seus públicos por meio dessas redes, como Instagram, Facebook, Twitter e Tik Tok, por outro o consumidor identificou nesses espaços o SAC contemporâneo.
“Social media é um dos grandes destaques de nossa solução Apex Omni, pois muito mais do que o atendimento e moderação de redes sociais, oferecemos toda a inteligência deste serviço, que vai desde a geração de conteúdo, com criação e sugestão de posts, até ideias de ações com seguidores, além de relatórios de desempenho diários, semanais e mensais”, destaca Tássia Oliveira, Head de Operações da Apex América Brasil. “Outro ponto é que, por meio do monitoramento, nossa equipe altamente qualificada rapidamente rastreia as menções ou os sentimentos que estão construindo a reputação de determinada marca, criando possibilidades para que desenvolva de maneira positiva a sua percepção junto ao público”, complementa.
Assim, é possível alcançar o equilíbrio levando em consideração a liberdade de expressão do consumidor. “O trabalho em Social Media tem outros objetivos a serem superados a cada dia, como o fortalecimento do engajamento, a elevação do número de seguidores e o alcance de um número mínimo de interações diárias, entre outros. Temos observado um expressivo crescimento de demandas por este serviço”, conta Tássia.
De acordo com ela, isto está ocorrendo em grande parte por conta do cenário pandêmico, que acabou confinando mais as pessoas em casa, tornando-as mais conectadas e participativas nas redes, muitas vezes resolvendo questões ali mesmo. “Direcionamos a pessoa para o direct ou inbox, aniquilando uma abertura de chamado por e-mail, Reclame Aqui e tantos outros processos, resolvendo, estancando ou amenizando instantaneamente dores ou possíveis
crises futuras”, afirma a especialista.
Os dados referentes ao sentimento dos internautas frente às publicações, interações e resoluções de casos são reunidos e interpretados pela equipe, oferecendo um panorama repleto de mensurações e melhorias que as empresas podem aplicar para acelerar as vendas e incrementar a admiração dos seus consumidores. Resumindo, o grande diferencial da Apex América é a interpretação humana destes dados.
“Temos um cliente de grande porte que recebe milhares de mensagens por mês e muitos dos termos que nossas máquinas colhem são classificados automaticamente como positivo, negativo ou neutro, mas nem tudo é classificado corretamente. Ainda dependemos da interpretação dos experts para que esses dados reflitam a realidade e nós oferecemos essa dupla-checagem aqui”, exemplifica a executiva.
Recentemente o eMarketer, consultoria que fornece insights e tendências relacionadas a marketing digital, mídia e e-commerce, apontou que as mídias sociais e os influenciadores são consultados por 14,4% dos consumidores antes de adquirirem algum produto. Isso indica que quem não possui um perfil inteligente e atuante nas redes sociais hoje em dia, com toda a certeza está perdendo uma exponencial fonte de divulgação e vendas.
“Na Apex, entendemos que a busca pela qualidade no atendimento ao cliente em Social Media não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado; é, na verdade, essencial, destacando-se o fator humano, pois a tecnologia, sem um processo altamente estruturado, criado e pensado de pessoas para pessoas, é tão somente uma mera ferramenta”, finaliza Tássia.