5 vantagens do WhatsApp Business API no relacionamento com o cliente
Especialistas da Octadesk listam por que o recurso tem sido tão importante na melhoria do relacionamento com o cliente e na otimização dos atendimentos
Em tempos de pandemia, a transformação e a adaptação às novas tecnologias ganhou ainda mais força na sociedade. Segundo a pesquisa CX Trends 2021, realizada pela Octadesk com o Opinion Box, para se adaptar rapidamente ao cenário apresentado pela pandemia da Covid-19, as empresas investiram em novos canais de atendimento: 23% adotaram o WhatsApp, 17% abriram contas no Instagram e 15% incluíram um chat online em seu próprio site. Nesse contexto, uma solução vem ganhando espaço na comunicação entre empresa e cliente: o WhatsApp Oficial, também conhecido como WhatsApp Business API.
O termo API, ou seja, “Interface de Programação de Aplicações” (Application Programming Interface, em inglês) significa a troca de informações entre diferentes sistemas. Um termo técnico utilizado para nomear o processo de conexão entre duas ou mais ferramentas, como softwares de atendimento, CRM e automação. O WhatsApp Oficial (API) é uma solução focada em empresas que utilizam o programa como canal de atendimento de forma profissional. Ou seja, ao invés de responder ao cliente tendo o WhatsApp conectado a um aparelho, toda a atividade é realizada por uma conexão direta ao servidor do Facebook.
Os principais exemplos de utilização do serviço estão em alertas, como ativações de cartão de crédito, avisos sobre vencimentos de boletos, envio de código de verificação, informações sobre produtos e serviços, dentre outros. “O WhatsApp se tornou um aliado em nossas vidas. A pandemia nos mostrou isso. Então, o WhatsApp Oficial se tornou uma ferramenta fundamental para toda empresa que deseja aprimorar, ainda mais, o relacionamento com seus clientes”, afirma Rodrigo Ricco, CEO e fundador da Octadesk.
Nesse sentido, o especialista listou os cinco principais diferenciais do WhatsApp Oficial que podem otimizar e melhorar a produtividade de uma empresa, especialmente do que se diz ao relacionamento com o cliente:
• Redução no tempo de atendimento: com o WhatsApp Business API, os clientes podem ser atendidos 24 horas por dia. A ferramenta dispõe de recursos automatizados – como os chatbots, templates e mensagens rápidas – que permitem aos clientes serem previamente atendidos, principalmente, fora do horário comercial.
• Escalabilidade: com respostas rápidas e risco quase zero de interrupção do serviço por causa de conexão com a internet, é possível escalar o atendimento e conversar com mais clientes ao mesmo tempo, alcançando um número maior de pessoas.
• Conta verificada: por meio desta funcionalidade, a empresa poderá ter um selo de autenticação no perfil com a conta verificada pelo próprio WhatsApp. Isso aumenta a credibilidade e a confiança do cliente em relação à imagem e eficiência da empresa.
• Maior segurança para todos: seguindo as normas de LGPD, é possível armazenar os dados da empresa e clientes com segurança.
• Apenas com um número ativo: o WhatsApp Oficial dispensa a necessidade de um celular móvel para que possa funcionar. Basta ter um número ativo e o serviço estará disponível.
Resultados
Um exemplo de como a utilização do WhatsApp Oficial pode otimizar processos de vendas e atendimentos veio do setor de eventos. Durante o pico da pandemia, a empresa Ticket360, que presta serviços na área de vendas, administração e distribuição de ingressos para eventos viu a quantidade de solicitações triplicar. Sem uma solução, seria impossível atender a todos com a mesma agilidade utilizando apenas o e-mail ou telefone, por exemplo.
Para fornecer uma experiência mais rápida na página da Central de Ajuda, onde surgem dúvidas a respeito de eventos específicos, a Ticket360 adotou o WhatsApp Oficial com o Octadesk. Com a ferramenta, a empresa pôde solucionar boa parte das demandas dos clientes de forma automatizada, desde informações de cancelamento de shows a pedidos de suporte ao produtor de eventos.
Como resultado, a empresa passou a oferecer atendimentos 50% mais rápidos aos seus clientes. “A Ticket360 é um ótimo exemplo de como a boa utilização de uma ferramenta pôde transformar a empresa como um todo. Agora, nossa missão é ampliar ainda mais a atuação da Octadesk com o WhatsApp Business API para ajudar mais empresas nesse processo”, conclui Leandro Ueda, CCO e fundador da Octadesk.