5 dicas de UX para as empresas aprimorarem a experiência dos usuários de software
CBYK mostra como ter clientes mais satisfeitos, ter aumento nas vendas e melhorar a reputação das marcas com UX
A experiência dos usuários, conhecida também como user experience (UX), é um dos fatores principais para uma melhor relação entre consumidores e empresas, por isso as marcas precisam incluir em seu planejamento melhorias para os clientes terem uma boa experiência. A CBYK, empresa que desenvolve software e soluções personalizadas de TI, relata a importância de terem uma experiência positiva com os consumidores.
Quando os clientes estão satisfeitos com as experiências de compra, 72% compartilham com seis ou mais pessoas, enquanto 32% deixam de fazer negócios com uma marca após uma experiência negativa, por outro lado, 13% dos clientes insatisfeitos compartilham a experiência negativa com 15 ou mais pessoas, segundo dados da MJV Innovation.
O UX pode ser incorporado em qualquer lugar que necessite da interação do usuário, de acordo com o designer Paulo Gomes, do estúdio Codeorama. Por isso, Fabricio Visibeli, sócio diretor da CBYK, decidiu compartilhar cinco dicas para melhorar a experiência dos usuários de software e mostrar como os profissionais de UX ainda podem trabalhar em estreita colaboração com outras equipes, a fim de garantir que os projetos sejam bem-sucedidos. São elas:
1 – Interface intuitiva e amigável: Fundamental para qualquer solução, devido às transformações tecnológicas que exigem uma maior agilidade dos profissionais. Por isso, a interface deve ser de fácil compreensão e usabilidade, para que os usuários sejam capazes de encontrar o que estão procurando com maior rapidez e facilidade;
2 – Responsabilidade: Antes de ser criado ou alterado qualquer software, é necessário se pensar em como ele será usado e também analisar todos os impactos que essa solução pode causar no dia a dia do usuário. Um outro passo fundamental , é produzi-lo de uma forma que seja adaptado a diferentes dispositivos e tamanhos de tela;
3 – Testes de usabilidade: Tudo que é criado ou reformulado precisa ser testado antes de ser colocado em uso, e no setor da tecnologia essa é uma das premissas mais importantes. Colocar isso em prática, viabiliza criar os testes certos para que a solução não tenha nenhum problema futuro e consiga garantir uma boa experiência para o usuário. Os testes são uma forma de avaliar a facilidade de uso de um produto ou serviço, e isso ajuda a identificar áreas que podem ser melhoradas;
4 – Acessibilidade: Ao produzir uma solução, não se sabe exatamente quem vai utilizá-la, por isso ela deve ser acessível para todos os usuários, sem exceção.
5 – Feedback do usuário: O feedback do usuário pode ajudar a identificar áreas que podem ser melhoradas, e isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas ou testes de usabilidade. Para que esse feedback seja assertivo, ele precisa ser claro e objetivo para não confundir o usuário e você ficar sem as respostas necessárias para as melhorias que podem ser mais funcionais para o seu consumidor.