5 dicas de tecnologia para encantar o consumidor
Conheça ações estratégicas que o varejo deve investir para cativar e fidelizar os consumidores
Com a proximidade do Dia do Consumidor (15), empresas de varejo preparam ações para gerar relacionamento com os seus clientes. Se ainda há dúvidas de que a tecnologia é a sua maior aliada nessa comunicação, a GS Ciência do Consumo, especializada em inteligência de dados, traz cinco recomendações de como ativar de maneira assertiva o consumidor do varejo.
Na nova era pós-Covid da experiência do cliente, marcada pela concorrência acirrada no ponto de venda, engajar, cativar a atenção e fidelizar o consumidor viraram tarefas de especialistas em ciência de dados. A hiper personalização, que oferece experiência de consumo customizada, em tempo real, com foco individual, é a bola da vez.
Segundo Eduardo Donoso, Head do Sucesso do Cliente da GS Ciência do Consumo, “o varejista precisa entender e conhecer o cliente para criar estratégias de vendas para cada tipo de consumidor, oferecer ações corretas de acordo com cada perfil de compra para suprir suas necessidades”.
Existem, no entanto, ações estratégicas que os varejistas devem investir para tornar seus clientes cada vez mais atraídos pela sua marca. Conheça abaixo o passo a passo que especialistas da GS Ciência do Consumo, prepararam para que os varejistas alcancem o máximo do potencial de seu faturamento.
1: Invista na captura de dados
Estabelecer pontos de contato com o cliente para captura de dados recorrentes no momento da compra ou por meio de aplicativo mobile, ações no PDV (Totem, Balcão de Atendimento, Wi-Fi) e Web.
Essa modalidade permite que o varejista, ao analisar os dados coletados, como perfil por faixa etária, gênero e picos de compra por horários/dia da semana, entre outros, tome decisões assertivas ao entender a movimentação do seu cliente.
2: Aposte em CRM
Com inteligência de dados é possível identificar padrões de comportamento para criar a melhor oferta, pelo canal de comunicação mais adequado, no momento certo, para o cliente certo.
O CRM para varejo, com foco no aumento de faturamento, é uma plataforma de Big Data e Inteligência Artificial que integra as áreas de Marketing, Vendas e Trade, para atender as necessidades reais do varejista.
3: Realize ações promocionais
Levantar ações de relacionamento para tornar possível a aproximação do varejista com seu cliente com objetivo de fidelização.
Por meio de mecânicas promocionais, de relacionamento e institucionais e, entendendo a jornada de compra, é possível proporcionar as melhores experiências ao cliente, a ponto de torná-lo um defensor da marca. Ações como: descontos exclusivos e recompensas, programa de pontos, dicas de receitas, novidades e lançamentos da marca, um cartão no dia do seu aniversário, geram valor agregado ao consumidor.
4: Personalize as ações para o consumidor
Com uso de tecnologia de inteligência artificial e algoritmos é possível fazer análises e tirar insights para entender os direcionamentos do comportamento do consumidor. O segredo está na clusterização para identificação de oportunidades e segmentação para ações específicas como: ativação de clientes por perfil, por comportamento de compra, por cesta de produtos ou por canal.
Essa classificação permite fazer segmentação para ações específicas e otimiza os recursos de mídia ao escolher o melhor canal de ativação (via App mobile, SMS, Push, E-mail, feed de conteúdo etc.) conforme o potencial de conversão para cada perfil de público.
5: Mensure os resultados
Por meio de dashboards detalhados é possível mensurar os resultados do varejo, a performance das campanhas no PDV, itens vendidos, valor de vendas, poder de arraste, entre outros, para identificar oportunidades e gerar aumento de vendas e elevação nas margens do negócio.
Ao mensurar os resultados em tempo real, o varejista consegue saber qual ativação fez o negócio melhorar, comparar comportamento de grupo acionado e grupo não acionado, além de relatório de desempenho de produtos específicos, inclusive extrair insights para negociar com a indústria.
Segundo Eduardo Donoso, o acesso à tecnologia e informação em nuvem democratizou a inteligência de dados para o varejista, independente do seu tamanho, tornando possível conhecer seus clientes, sendo este, um importante passo para melhorar as vendas. “O comportamento do ser humano pode ser analisado a partir da repetição. Ao mapear a jornada de compra do shopper, torna-se possível fazer análises descritivas e preditivas, para entender seus hábitos e tendência de comportamento”, diz Eduardo.