Whatsapp se torna um dos canais preferidos para compras à distância, estratégia que a DMCard foi uma das pioneiras a adotar
Alcançando resultados expressivos, DMCard adotou o aplicativo de mensagens como meio para envio de propostas para novos cartões possibilitando que solicitações sejam realizadas de qualquer local, em qualquer horário, além de uma ferramenta de inclusão das classes mais baixas nessa facilidade
É fato que a vida dos brasileiros não é e nem será mais a mesma após a pandemia, com novos comportamentos que vieram para ficar como a tendência do trabalho remoto e as compras online. Para atender essa demanda, presenciamos uma corrida para a criação de portais e aplicativos com grande tecnologia embarcada para manter as vendas. Contudo, um estudo realizado pela Kantar, no segundo trimestre deste ano, identificou que o Whatsapp tem se tornado um dos canais preferidos para compras online, principalmente entre as classes de menor poder aquisitivo e idosos.
Os dados da Kantar apontam, por exemplo, que 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C e ganha força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos. Uma tendência que se mostra principalmente em compras urgentes e não planejadas.
“É muito fácil entender esse fenômeno. Muitos clientes costumam sinalizar dificuldade com o espaço disponível para armazenamento em seus dispositivos móveis. Por isso, é muito mais fácil para eles utilizar o Whatsapp, uma aplicação leve, que já está lá e extremamente fácil de usar. Esta última característica é o que também atrai as pessoas de maior idade e menor familiaridade com dispositivos móveis”, explica Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard, uma empresa de soluções financeiras que foi uma das pioneiras a identificar o fenômeno e utilizá-lo como estratégia de negócio.