Twilio lança Relatório CDP 2023 e aponta urgência para que as plataformas de dados do cliente impulsionem um crescimento eficiente das empresas
Quarta edição do relatório anual, baseado nos trilhões de dados do Twilio Segment, mostra o rápido crescimento de soluções corporativas, uso de data warehouse e privacidade do consumidor como prioridades
As plataformas de dados do cliente (CDPs) se tornaram a base do stack tecnológico à medida que as empresas se transformaram para usufruir, cada vez mais, da crescente quantidade de dados do consumidor que estão disponíveis. É isso que aponta o novo relatório de Twilio Segment, o Relatório CDP 2023. Esse é o quarto relatório anual da plataforma, lançado pela Twilio, e reflete as descobertas encontradas em dados de uso anônimos dos mais de 25 mil clientes do Twilio Segment. O relatório ainda aponta que as empresas estão priorizando a eficiência e procurando fornecer resultados baseados no trilhões de pontos de dados que coletaram em suas CDPs, cumulativamente.
O aumento das CDPs foi impulsionado por um aumento exponencial no volume e na complexidade dos dados do cliente. Na verdade, o relatório mostra que o volume de dados atingiu um recorde histórico em 2022, de 11,7 trilhões de chamadas de API na plataforma Twilio Segment. Embora o Twilio Segment tenha observado recordes no volume de dados de clientes processados, o relatório também descobriu que as empresas estão começando a mover seu foco além da coleta de dados para a ativação de dados.
Acima de tudo, essas descobertas deixam claro que um CDP é a base da stack de tecnologia moderna – capacitando as empresas a ativar dados de clientes em tempo real, criar uma visão de 360 graus de seus clientes em todos os pontos de contato e impulsionar o crescimento eficiente em escala.
“Em 2023, as marcas se deparam com demandas conflitantes: maximizar a retenção de clientes, ativar os dados de produtos e clientes que estão coletando e fazer tudo isso enquanto aumentam a eficiência operacional. Este relatório mostra que os CDPs são a chave para enfrentar todos esses desafios para uma ampla variedade de organizações”, conta Kevin Niparko, vice-presidente de gerenciamento de produtos de Twilio Segment. “Em alguns casos, isso significa usar CDPs para alavancar dados de produtos e clientes a fim de impulsionar a retenção e o crescimento. Em outros casos, significa aumentar a eficiência dos dados, eliminando redundâncias e simplificando suas stacks de tecnologia. Em todos os casos, estamos vendo empresas obterem um valor tremendo ao coletar, organizar e agir com base em dados em tempo real.”
O Relatório de CDP 2023 também encontra sinais de que as empresas estão buscando maneiras de aumentar a eficiência de suas stacks de dados. Destacando que 57% dos líderes de marketing acreditam que estão gastando dinheiro em ferramentas ineficazes, o relatório explora maneiras pelas quais as empresas podem otimizar suas stacks de tecnologia, priorizar soluções de alto impacto e crescer com mais eficiência.
As principais conclusões do relatório incluem:
- As empresas estão ficando mais eficientes com relação aos dados que coletam – diante de “ventos econômicos contrários”, as empresas experientes estão procurando fazer mais com menos. Nos últimos meses, a Twilio tem se unido a um número crescente de clientes que buscam maneiras de otimizar ainda mais seus métodos de processamento de dados e maximizar o ROI. Por exemplo, a Twilio desenvolveu recentemente uma estratégia junto a um cliente depois de descobrir que ele estava rastreando centenas de eventos repetidos e enviando dados para vários destinos redundantes. Ao fazer duas alterações simples em seu espaço de trabalho, recomendadas pela Twilio, o cliente economizou 1,6 bilhão de chamadas de API por mês, economizando tempo e dinheiro valiosos ao coletar e ativar dados com mais eficiência;
- As soluções corporativas apresentam crescimento rápido – a plataforma Twilio Segment ajuda os clientes a ativar seus dados conectando-se a mais de 400 aplicativos SaaS diferentes. Os aplicativos mais populares são Google Analytics (usado por 67% dos clientes Segment), Mixpanel (51%) e Facebook Pixel (41%). Porém, em 2022, o aplicativo de crescimento mais rápido foi June, uma ferramenta de análise de produtos, registrando 83% de crescimento ao ano. Outras soluções, como a Algolia (crescimento de 66% ao ano), uma plataforma de pesquisa, e o software Vitally (crescimento de 45% ao ano) também estão entre as que mais crescem. Com plataformas orientadas por API, como o Segment, permitindo a integração a custo quase zero é mais viável do que nunca para as empresas explorarem e usarem novos aplicativos junto a seus maiores fornecedores. Em uma era de incerteza econômica e cortes orçamentários, isso mostra que ainda há muitas oportunidades para soluções especializadas que atendam às necessidades críticas dos negócios;
- Data warehouses estão crescendo em popularidade – os data warehouses foram o segundo destino mais popular para os dados do cliente em 2022, atrás dos aplicativos de análise e à frente dos aplicativos de publicidade. Mais da metade (53%) dos clientes do Segment enviam seus dados de clientes para um data warehouse. Usar um CDP com um data warehouse garante que equipes não técnicas tenham acesso a dados em tempo real, sem depender de engenheiros de dados. Isso permite que as organizações criem uma visão abrangente e precisa de seus clientes, permitindo que suas equipes de marketing e dados trabalhem diretamente nos dados de que já dependem, ativando-os nos sistemas que já usam;
- Os consumidores estão usando recursos de solicitação de exclusão de dados – vários regulamentos globais de privacidade agora exigem que as empresas ofereçam a seus clientes a opção de excluir seus dados pessoais. Os consumidores estão utilizando essa opção cada vez mais. Em 2022, o Segment processou com sucesso 23,4 milhões de solicitações de exclusão de dados de usuários, um aumento de 69% em relação a 2021.
O relatório* completo da plataforma de dados do cliente 2023 está disponível em: https://segment.com/the-cdp-report/.
*Metodologia: o relatório é baseado no comportamento de uso agregado e anônimo de mais de 25.000 clientes do Twilio Segment, durante o período de 01/11/2021 a 01/11/2022.