Trend Micro alerta: estudo global aponta ameaças para IoT ao redor do mundo
Pesquisadores da companhia estudaram grupos voltados ao cibercrime por todo o munpara IoTdo, identificando ponto de atenção inclusive para o cenário da tecnologia no Brasil
A Trend Micro, líder global em cibersegurança, lançou seu estudo The Internet of Things in the Cybercrime Underground, que analisou discussões relacionadas à IoT em diversas comunidades de cibercrime. Foram encontradas discussões que vão desde tutoriais até esquemas de monetização para ataques relacionados à IoT. Dispositivos expostos e vulnerabilidades eram de grande interesse para essas comunidades, que buscavam possíveis oportunidades de ataque.
A partir do estudo, que contou com a participação de Fernando Mercês, pesquisador da companhia, a Trend Micro traçou uma visão geral do que os cibercriminosos veem como aberturas perfeitas para ataques em tecnologias IoT. Foram identificadas cinco comunidades underground de cibercrime baseadas na linguagem usada nos fóruns. Começando com o grupo com a maior atividade e as discussões mais sofisticadas, estão o russo, português, inglês, árabe e espanhol.