TransUnion lança solução para estimular economia do país ao mapear novos consumidores
Companhia atualiza sua oferta de Analytics para ajudar empresas a otimizarem estratégias de negócios e tomarem decisões mais benéficas aos consumidores por meio de dados alternativos
A fim de gerar insights e contribuir para o aumento do acesso a bens e serviços pelos consumidores, a TransUnion, companhia global de soluções de informação, anuncia o lançamento de novas soluções de Analytics, que contribuem para o aporte de dados mais robustos e inclui no radar das empresas potenciais consumidores sem ou com muito pouco histórico de atividade econômica. A oferta da TransUnion contempla as soluções Book 3D, PreScreen e Score 3D.
Com a análise de dados alternativos, a companhia permite que empresas complementem suas políticas de aquisição e aprovação de clientes com base em informações internas e de bureaus de crédito, gerando mais inteligência e agilidade no tempo de resposta, como um terceira dimensão de dados e analytics. Isso porque, tradicionalmente no Brasil, o processo de tomada de decisão para a aquisição e aprovação de clientes depende da análise apenas de informações pessoais e do histórico de negativação do consumidor, o que é considerada uma abordagem limitada nos mercados mais desenvolvidos. Porém, quando o solicitante não possui contas bancárias ou cartões de crédito, por exemplo, as empresas frequentemente encontram dificuldades no mapeamento do perfil desses consumidores. Por muitas vezes, não os consideram como clientes potencialmente lucrativos.
No Brasil, existem aproximadamente 100 milhões de pessoas praticamente invisíveis aos players de mercado que oferecem serviços pós-pagos e de crédito, incluindo 25 milhões de indivíduos considerados “thin file” – sem informações suficientes nas bases de dados mais consultadas pelo mercado. Eles acabam gerando scores menos precisos, seja por esses indivíduos não possuírem contas bancárias; por realizarem transações apenas em espécie ou com cartões de parentes e amigos; por não terem vínculo empregatício formal, entre outras razões. Esse cenário gera um desafio para as empresas que precisam de novos insights para impulsionar seu crescimento e a captação de novos públicos.
Para o Head de Produtos de Analytics e Marketing Services da TrasnUnion, Geovane F. Zanetti, é importante que as companhias estejam sempre conectadas e de olho em inovações que busquem ampliar a avaliação do real potencial de novos clientes. O executivo aponta que a proposta da TransUnion ao mercado é olhar além dos dados tradicionais, do nome negativado e do baixo score, que muitas vezes não permite às empresas enxergar o valor de um consumidor.
“As informações e modelos da TransUnion complementam essa visão e permitem entender com mais profundidade quem é esse novo cliente e, a partir desses dados, apresentar às companhias um perfil mais adequado. Isso amplia o acesso da população ao crédito e ao consumo, além de dar a oportunidade às corporações que atendemos de complementarem seus modelos e políticas, tornando-os mais acurados e ampliando seus serviços, sem necessariamente aumentar os riscos dos seus negócios. Bom para as companhias, bom para o consumidor. O resultado para a sociedade é o desenvolvimento econômico com um todo”, explica Zanetti.