Tecnologias focadas na experiência do cliente ajudam empresas a atender melhor e a vender mais
Zenvia dá dicas de como implementá-las com sucesso
No mercado competitivo atual, não basta apenas entregar um produto de qualidade aos seus clientes. A relação com as marcas é observada desde antes da conversão, ou seja, desde antes que uma pessoa se torne consumidor daquela empresa. Por isso, é cada vez mais urgente que se olhe para a jornada completa e se ofereça uma experiência memorável em cada uma das etapas. É isso que irá garantir a permanência dos negócios a longo prazo.
A tecnologia é uma aliada nesse sentido, desde que bem aproveitada. Mas como saber que os recursos estão sendo bem usados? Para ajudar as empresas a responder essa pergunta, a Zenvia, que habilita empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos consumidores, preparou uma lista com 5 tecnologias que são tendência atual, como colocá-las em prática e seus benefícios:
- IA e machine learning: permitem analisar dados dos clientes em tempo real, gerando insights comportamentais dos consumidores e de suas preferências, o que permite a entrega de experiências personalizadas, como ofertas customizadas, contribuindo com a fidelização e aumento das vendas. Para começar a adotá-las, não é necessário muito tempo ou investimento. É possível iniciar com um chatbot de inteligência artificial integrado ao atendimento, por exemplo. Um chatbot como esse, ao contrário dos tradicionais, leva menos de 6 minutos para estar no ar!
- Assistentes virtuais: o ganho aqui é em otimização do atendimento e redução do tempo de resposta com assistentes virtuais capazes de trabalhar 24 por 7. Ou seja, seu cliente nunca ficará sem resposta, o que sempre abre espaço para a concorrência. Para implementar essa tecnologia, o melhor é buscar um bom parceiro que pode, inclusive, apoiar sua empresa para que a conversa seja tão natural que vai parecer que é desenvolvida com um atendente humano.
- Omnicanalidade: essa abordagem centrada no cliente e que integra diferentes canais de comunicação tem sido cada vez mais utilizada. Ao unificar as interações vindas de diferentes canais, as empresas proporcionam uma jornada fluida e contínua aos seus consumidores, otimizando a experiência do cliente, promovendo vendas rápidas e atendimento eficaz.
- Dashboards de dados: já pensou em usar dados personalizados para gerar insights e aumentar as suas vendas? Isso é possível se você tiver à disposição uma solução que não só garanta a visão completa da sua operação de vendas, fazendo com que os leads e oportunidades ganhas não fiquem somente no whatsapp dos vendedores, mas também reúna dados dos clientes em acordo com a LGPD para campanhas altamente personalizadas.
- Relatórios de acompanhamento contínuo e em tempo real: essas ferramentas de monitoramento para checar a ‘saúde’ do cliente com a empresa são ótimas aliadas para tomadas de decisão rápidas. Isso porque permitem identificar possíveis falhas, pontos de atrito e de atenção, promovendo um melhor relacionamento com os consumidores, aumento da confiança e menos prejuízos para os negócios.
Texto original: rpmacomunicacao.com.br