Tecnologia responsiva no varejo: confira três vantagens para vender mais e fidelizar o cliente
Tratar de tecnologia responsiva, significa adaptar-se às necessidades dos clientes com agilidade e efetividade. Dessa maneira, as empresas que se conectarem a esta realidade rapidamente, conquistarão diferenciais competitivos diante da concorrência e, consequentemente, proporcionarão uma jornada de compra satisfatória para o consumidor, aumentando assim as chances de fidelização e, em muitos casos, criando novas fontes de receita para os varejistas.
Para Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que vem auxiliando PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores, quando as tecnologias avançam, elas geram impactos positivos que revolucionam diretamente o próprio varejo. “As ferramentas de inovação fazem os esforços girarem sempre em prol do consumidor, com a intenção de agilizar sua vida. Não à toa, os padrões de envio, velocidade, facilidade de uso e variedade estão cada vez mais definidos e impactam diretamente na experiência do cliente”, complementa o COO.
Pensando nisso, o executivo listou abaixo três vantagens na adoção dos sites responsivos para vender mais. Confira:
Uso fácil e intuitivo – O atual consumidor possui o hábito de procurar produtos, comparar funcionalidades e preços na internet, antes de efetivar as compras, seja nas lojas físicas ou virtuais. Grande parte destes acessos é comumente originado nos dispositivos móveis, por isso ter um site responsivo, além de trazer mais confiança para o cliente, impede que o mesmo desista da compra na metade do processo. “Os dispositivos móveis serão usados cada vez mais durante as compras, afinal eles garantem praticidade e agilidade. Um site intuitivo, moderno e adaptável traz uma boa impressão para o cliente e, consequentemente, aumentam as chances de finalização da compra e fidelização”, destaca Araújo.
Jornadas de compras autônomas e estratégicas – Segundo uma pesquisa realizada pela Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros preferem realizar suas compras, por meio do autoatendimento. Realidade no atual cenário varejista, esta modalidade é frequentemente utilizada em redes de fast-foods, supermercados, lojas de conveniência etc. “O autoatendimento garante mais autonomia e comodidade para o consumidor durante a aquisição de algum item ou serviço. Além de tornar a jornada de compra mais estratégica e tecnológica, ele reduz os custos de diversas frentes”, aponta o COO.
Conveniência aliada a experiências únicas – Atualmente, a tecnologia responsiva é essencial para proporcionar mais conveniência aos clientes, por meio da interconexão de aparelhos com interfaces amigáveis, que aproveitam-se dos recursos de IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). Isto proporciona uma experiência única e inovadora não apenas para o cliente, como também para os varejistas.