Soluções de gestão de conhecimento criam um Customer Experience fluido para os consumidores
De acordo com a pesquisa “Hábitos de consumo” da Associação Brasileira de Automação (GS1), 47,8% dos clientes procuram informações de produtos em sites de lojas e marketplaces quando têm intenção de compra.
Segundo a Nice, este é o momento em que o Customer Experience começa, ou seja, a experiência que o consumidor tem com as marcas se inicia muito antes do contato por canais de relacionamento. Isso acontece porque as pessoas querem realizar suas pesquisas e compras sozinhas, sem a necessidade de contatar um atendimento ou de interagir com agentes ou vendedores.
Por isso, é importante que as empresas realizem a gestão do conhecimento. Ou seja, serem capazes de oferecer conteúdos de qualidade facilmente disponíveis nos resultados de busca. Para isso, as organizações devem utilizar soluções que facilitam a localização das respostas corretas e os produtos que desejam neste passo anterior ao contato, mas que também é uma forma de autoatendimento.
“Este tipo de solução otimiza o conteúdo de empresas que comercializam produtos e serviços para melhorar o Customer Experience e realizar o CXi (Customer Experience interactions) completo, de ponta a ponta. Oferece o começo da jornada na pesquisa de internet, continuando por páginas da web, bots e canais digitais. Essas tecnologias trazem o cliente para os domínios da empresa, onde receberá informação oficial e constantemente atualizada”, diz Julia Franco, head de marketing da Nice para a América Latina.
Uma vez dentro dessas páginas, a utilização de uma solução que guie a navegação fornece eficiência e otimização aos clientes. São recursos que fornecem orientação proativa e contextual de autoatendimento para experiências na web e em dispositivos móveis. Também eliminam o atrito ao longo do Customer Experience ao colaborar com orientação pertinente, no momento exato da necessidade do consumidor e ainda fornecem as informações necessárias enquanto o cliente interage com conteúdos oficiais e garantem a obtenção de respostas rápidas e eficientes que podem levar à compra ou fechamento de negócios.
Esses recursos, aliados a soluções de otimização de Customer Experience alimentadas por inteligência artificial, oferecem insights que colaboram com o conhecimento das necessidades dos clientes antes mesmo de eles interagirem via Contact Center.
“Os consumidores querem cada dia mais a facilidade de se relacionar com as marcas, seja no momento da compra ou no pós-venda, de maneira fluida e digital. É necessário dar a eles o conforto de consumir pelos canais que desejam, no momento em que desejam, de maneira fácil. É o que este tipo de solução tecnológica oferece. Quem adere primeiro a esta tendência certamente tem ganhos em fidelização e faturamento”, explica Julia Franco.