Smart lockers amplificam lucros do setor de e-commerce
Além de melhorar relacionamento com clientes, varejistas e empresas de logística conseguem reduzir tempo de entrega, diminuindo também seus custos
As novas tecnologias proporcionam facilidades de compras cada vez maiores aos consumidores, e isso contribui para o crescimento exponencial do desempenho do setor de e-commerce. De acordo com projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor deverá furar a casa dos R$ 205 bilhões em 2024, o que, se acontecer, representará uma alta de 10,45% em relação a 2023.
Mas o comércio eletrônico ainda aponta a necessidade de soluções na entrega dos produtos. É o que analisa Gabriel Peixoto, proprietário da empresa Meu Locker, que atua no fornecimento de armários inteligentes. “É um paradoxo notar que esse mercado está tão avançado no uso de tecnologia, mas ainda depende de o entregador e o cliente se encontrarem para entregar o produto com o máximo de segurança”, reflete.

Os smart lockers, como são chamados os armários inteligentes, podem ser instalados em qualquer lugar, seja um condomínio, um edifício ou mesmo em um estabelecimento comercial. Através de uma senha ou QR Code enviado ao cliente após a compra, ele tem acesso ao compartimento com a mercadoria. Por isso, o consumidor passa a ter acesso à possibilidade de escolher algum smart locker que seja mais próximo do trabalho, da academia ou de outra referência por onde ele vá passar.
“É uma via de mão dupla, em que tanto o cliente quanto as empresas acabam ganhando. As empresas de logística conseguem, com isso, concentrando suas entregas em endereços que atendam a um número maior de pessoas, e, com isso, acabam reduzindo os custos com combustível e também o tempo de entrega”, afirma Gabriel Peixoto. “Eliminar a necessidade do encontro tête-à-tête com o cliente já é um ótimo movimento favorável às empresas”, completa.
Segundo ele, a estratégia de otimizar o tempo e os custos também tende a proporcionar impactos positivos na avaliação do cliente, aumento o valor de mercado. “Quando a entrega é concentrada só em um endereço, geralmente o residencial, ocorre até uma insegurança do destinatário de sair de casa para não correr o risco de a mercadoria retornar. Com um armário inteligente instalado em locais adequados, a empresa dá fim ao problema do desencontro e ainda oferece ao cliente múltiplas possibilidades de entrega da mercadoria”, finaliza o sócio-proprietário da Meu Locker.
Texto original: navescoelhocomunicacao.com.br