Retenção de talentos se torna o grande desafio das empresas
Uma boa gestão de pessoas ajuda na valorização de funcionários e sua permanência
Muitas empresas não têm estrutura suficiente para manter seus funcionários e oferecer a eles crescimento na empresa. Os profissionais, por outro lado, buscam melhores oportunidades para se desenvolverem em suas áreas de atuação. A substituição de um funcionário gera um custo exorbitante para a empresa, e o ideal é reter seus talentos.
O Sebrae indica uma série de estratégias para uma boa gestão de pessoas e para a retenção dos melhores funcionários. Eles recomendam que a retenção de talentos deve começar ainda no processo seletivo de contratação. É preciso atenção para contratar o candidato de acordo com as possibilidades de desenvolvimento e crescimento na empresa.
É importante oferecer um ambiente de trabalho adequado, para que o funcionário possa ser ouvido e ainda ter autonomia. Horários de trabalho flexíveis e possibilidade de fazer home office também agradam. Benefícios como plano de saúde e odontológico, previdência privada, vale-transporte, vale-alimentação e participação nos lucros incentivam o funcionário a continuar na empresa.
O investimento em capacitação também se faz necessário para fidelizar a equipe. Os funcionários adquirem mais conhecimento prático e teórico e se sentem valorizados. A empresa pode adquirir maior potencial de realização com seus profissionais mais capacitados. Ao mesmo tempo, o profissional é motivado a continuar aprendendo e se desenvolvendo dentro da empresa.
É importante ter a ajuda de profissionais que estudaram em um curso de administração para desenvolver um bom clima organizacional na empresa. O ideal é criar uma cultura empresarial que foque no bem-estar dos funcionários, para que se tornem produtivos e ajudem a empresa a crescer.
Torna-se essencial dar voz e valorizar os funcionários. Para isso, é possível implementar uma cultura de feedback, bem como uma comunicação interna transparente. É fundamental visar o crescimento profissional dos funcionários, para que eles continuem satisfeitos na empresa, desenvolvendo um plano de carreira e de salário.
A pandemia também trouxe novos desafios para a gestão empresarial. Há uma diferente demanda em termos de produtividade e engajamento. O home office alterou as rotinas. Assim, é preciso reavaliar o plano de desenvolvimento de cada funcionário dentro dessa nova prática. As empresas e seus funcionários acabam tendo de se reinventar. Com o trabalho home office, as ofertas de trabalho abrem novas portas para o profissional, que pode, por exemplo, trabalhar em empresas de outros estados e até países de casa. Para reter talentos, outras ideias vão surgindo que valorizam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal do funcionário.