Qual o perfil ideal para um profissional de atendimento?
Saiba quais são as qualidades necessárias para trabalhar no setor de atendimento
Possuir um serviço de atendimento de qualidade é essencial para garantir o sucesso de um negócio e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, recrutar profissionais que se alinhem com as demandas desse setor e tenham as habilidades necessárias para realizar essa função é um desafio enfrentado por várias empresas.
Com a alta demanda de produtos e serviços disponíveis no mercado atualmente, juntamente da facilidade que os consumidores têm de encontrá-los na internet, oferecer um atendimento de qualidade se tornou uma ferramenta muito importante para fidelizar os clientes. Disponibilizar serviços personalizados, de fácil acesso e eficientes é um diferencial que traz inúmeras vantagens para as empresas.
Para garantir essa qualidade, é necessário formar uma equipe de atendimento que tenha as habilidades necessárias. Entre as principais qualidades para um profissional de atendimento, estão:
Ser proativo
A proatividade é uma das principais características de uma pessoa que trabalha com o atendimento de clientes. Uma pessoa proativa é capaz de analisar as necessidades dos clientes e mapear possíveis riscos com antecedência, antecipando soluções para minimizar prejuízos ou resultados indesejáveis.
Ter empatia
A empatia é outra característica que faz parte do perfil de atendimento. Se colocar no lugar dos clientes para compreender suas necessidades e expectativas, além de entender suas possíveis frustrações, é muito importante para conseguir encontrar soluções que realmente atendam os desejos dos clientes, conseguindo reverter um quadro de insatisfação.
Possuir agilidade
Seja em estabelecimentos físicos, por meio de assistência online ou via telefone, quando o cliente busca o suporte de uma empresa, em grande parte dos casos, ele está com algum problema ou precisa esclarecer dúvidas. Por esse motivo, realizar um atendimento ágil e eficaz é essencial para não deixar o cliente mais nervoso e confuso, e conseguir reverter um quadro de insatisfação.
Quais os tipos de recrutamento para profissionais de atendimento
Existem diversos tipos de abordagens que as empresas utilizam para encontrar funcionários para o setor de atendimento. Entre os tipos de recrutamento mais comuns, estão:
• Recrutamento externo: que é o mais comum, onde são selecionadas pessoas que ainda não trabalham na empresa;
• Recrutamento interno: onde pessoas que já são funcionárias se candidatam à vaga;
• Recrutamento misto: que é onde funcionários e não funcionários concorrem pela vaga;
• Recrutamento online: a empresa realiza todo o processo de forma online.
É importante entender quais os tipos de recrutamento para conseguir se preparar de forma adequada para a vaga e conseguir se colocar no mercado de trabalho, ou mesmo conseguir uma promoção ou transferência de departamento dentro de uma empresa.