Por que adotar um controle de ponto no atendimento online?
Recurso pode ser acessado por celular, tablet ou computador e proporciona eficiência na gestão dos trabalhadores
A tecnologia comprovou ser uma poderosa aliada da produtividade no ambiente de trabalho online. Agora, mostra a capacidade de garantir segurança a empresas e colaboradores ao viabilizar o registro de horas trabalhadas, através de softwares que podem ser instalados em dispositivos móveis e eletrônicos de uso diário.
Equipes de Recursos Humanos (RH) atualizadas e modernas perceberam que essa ferramenta é mais econômica, eficiente e transparente, pois permite que as informações lançadas sejam realmente fidedignas. Em outras palavras, reduz custos e acaba com a prática de assinar a folha de ponto do mês inteiro em apenas um dia.
Controle do tempo trabalhado
O registro da jornada de trabalho está previsto no Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que, embora alterado pela Lei da Liberdade Econômica, mantém o propósito de amparar empregadores e funcionários. Mas, além disso, as anotações das horas cumpridas fornecem dados capazes de orientar estratégias de gestão e rendimento.
Trabalhadores de call center e atendimento online, por estarem garantidos pela Norma Regulamentadora 17 (NR17), também se beneficiam desse controle. Afinal, a normativa estabelece o rigor com a preservação e manutenção da saúde e integridade dos indivíduos, dos quais as horas trabalhadas são fatores significativos.
Atualmente, o RH das empresas consegue fazer o controle por meio manual, mecânico, eletrônico ou digital. A técnica virtual, por sua vez, é a que oferece melhor custo-benefício por não exigir equipamentos físicos e criar credenciais únicas, que evitam falsificações. Outro proveito é a chance de os profissionais na modalidade remota preencherem o ponto.
Folha de ponto no teletrabalho
Pessoas que atuam em home office ou em modelo híbrido não precisam ir até o escritório para registrar a sua frequência de trabalho. Com o controle de ponto digital, podem marcar o horário de início e conclusão das atividades, por meio de um software instalado no computador, tablet ou smartphone.
No mercado, existem diferentes sistemas que trabalham exclusivamente com essa finalidade. O investimento na tecnologia de controle de ponto online traz aos empreendedores a possibilidade de gerenciar os times em tempo real, mesmo a distância, e se informar sobre quem se atrasou, cumpriu a jornada determinada ou fez horas extras.
Mais do que servir de ferramenta para monitorar funcionários, essa solução colabora com a automatização no departamento de RH. Dentre as principais melhorias, está o acompanhamento das performances e o processamento da folha de pagamento.
Por fim, ainda que seja uma novidade no meio empresarial, o uso desses sistemas virtuais de controle da jornada de trabalho é reconhecido pela legislação e, portanto, tem valor legal.