Pessoas vs Robôs. Quando dar um passo atrás no uso da IA pode ser bom para seu negócio
Em alguns mercados, a tecnologia não pode substituir o atendimento humano. Casos demonstrados em redes sociais atestam que o uso de algoritmos baseados em machine learning carregam preconceitos e discursos de ódio
A Inteligência Artificial está em tudo à nossa volta. Segundo estudo da PwC, 52% das empresas ao redor do mundo avançaram no uso de IA no último ano. Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 está ligada a este fato. Mas, embora a tecnologia seja eficiente para a automatização de processos manuais e tomadas de decisões rápidas, aprimorar a experiência do cliente somente por meio do uso de IA nem sempre é o melhor caminho. Em algumas áreas, é fundamental aliar soluções tecnológicas, sem abrir mão do atendimento humano. É o caso das operações de Call Center, que nos últimos dois anos passaram por uma profunda transformação digital.
De acordo com Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus , plataforma 100% na nuvem focada na otimização e automatização da operação de call centers, o atendimento humanizado e o relacionamento criado por pessoas, ao menos ainda, não pode ser substituído por máquinas.