Pesquisa mostra que as compras online estão roubando o sono dos consumidores
Enquanto 39% dos usuários preferem a noite ou a madrugada, apenas 12% dos usuários fazem compras no período da manhã
De acordo com dados do anuário CX Trends 2022, realizado pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, os brasileiros têm focado seus hábitos de compra no período noturno. Isso pode ser pela somatória de dois pontos: a forte migração das lojas e clientes para o comércio eletrônico e o excesso de responsabilidades durante o dia. Quando questionados sobre o melhor horário para efetuar compras, 39% dos usuários responderam que preferem a noite ou a madrugada, e 31% não tem preferência de horário. Os períodos da manhã e tarde representam apenas 12% e 18%, respectivamente.
A advogada Mariana Leoni afirma que a hora de dormir é o único momento do dia em que ela tem tempo para ficar online para fazer suas compras. “Neste período eu faço compras essenciais e não-essenciais. Geralmente, começo pela busca de itens que estão na lista de tarefas”, comenta.
Neste cenário, Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, faz alerta sobre investimentos em tecnologias para oferecer atendimento 24 horas. “Tenha em mente que boa parte da sua demanda pode ocorrer quando você está dormindo. E se o usuário não comprou naquela hora, todos os gastos que você teve para atraí-lo até ali, foram por água abaixo. Por isso, é importante investir em sistemas que possibilitem a automatização dos processos. Assim, sua empresa fica sempre à disposição dos consumidores, atendendo às demandas na hora que eles precisam. Isso gera encantamento e traz maiores oportunidades de venda”, explica o especialista.