Os 6 erros mais surpreendentes que as marcas ainda cometem em suas redes sociais
Uma boa estratégia ou campanha de mídia social pode gerar milhões de dólares em retorno sobre o investimento (ROI); no entanto, especialistas compartilham sua preocupação ao observarem erros cada vez mais comuns na mídia social para marcas e empresas em toda a América Latina
De acordo com o Social Media Global Market Report 2023 da The Business Research Company, o mercado global de mídia social cresceu de US$ 193 bilhões em 2022 para US$ 231,1 bilhões em 2023, a uma taxa de crescimento anual composta de 19,4%. Além disso, uma análise da Social Media Today mostra que os setores de entretenimento, imóveis, marketing, varejo, educação, restaurantes e moda são os que mais se beneficiam do compartilhamento de seu alcance nas mídias sociais.
“Nesta fase que vivemos, é chocante que muitos negócios ignorem qualquer tipo de estratégia de mídia social. No entanto, muitas marcas preferem criar ‘poluição social’, ou seja, apenas publicar conteúdo sem nenhuma intenção ou procurar profissionais que possam aproveitar os benefícios do marketing de mídia social”, disse Jimena Gómez, CEO da RAW Talent, uma agência de talentos focada na Geração Z e especialista em criação social que já trabalhou com marcas como Netflix, Pandora, adidas, bem como VP de Digital na another, uma agência de comunicações estratégicas com a maior presença na América Latina.
Diante desse cenário, Gómez compartilha os erros mais comuns que observou ao longo de sua carreira à frente de projetos de mídia social para que os especialistas em marketing possam evitá-los.
• Estar em tudo e em nada: cada plataforma de mídia social tem seu próprio público, formatos, estilo de conteúdo e, o mais importante: algoritmos. O que funciona no Instagram pode não funcionar necessariamente no LinkedIn, e vice-versa. Ao tentar estar em todos os lugares, sem uma estratégia específica com metas especiais e listas suspensas para cada rede, as marcas podem diluir seus esforços e recursos e perder o foco em seu público-alvo. Além disso, manter uma presença ativa em todas as plataformas exige um investimento significativo em termos de tempo e equipe.
• “Não preciso estar nas mídias sociais”: algumas empresas ainda acreditam que não precisam estar nas mídias sociais, especialmente se operam em setores mais tradicionais ou B2B. No entanto, essa mentalidade está desatualizada na era digital em que vivemos. Atualmente, a mídia social é um canal fundamental de comunicação e marketing, independentemente do setor em que a empresa atua.
• Esperar que tudo seja orgânico: quando você se comunica nas mídias sociais, está trabalhando em um “terreno alugado”. O que isso significa? Que cada publicação depende dos parâmetros do algoritmo de cada plataforma, o alcance não é dado, é vendido ou conquistado por meio de uma criatividade extraordinária. Não podemos controlar nem o alcance nem o alvo de nossa comunicação, sem um suporte de investimento social contemplado em nossa estratégia de marketing total.
• Não ter objetivos: Os objetivos da mídia social podem variar de acordo com a marca, mas podem incluir aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, aumentar a interação com o cliente, impulsionar as vendas, melhorar a retenção de clientes ou simplesmente aumentar a conscientização sobre uma questão ou um problema relacionado ao setor. Sem objetivos claros, é difícil medir o sucesso de uma estratégia de mídia social. É essencial definir metas SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time-bound) para orientar as atividades de mídia social e avaliar seu impacto. É realmente surpreendente como esse erro é comum. Precisamos saber o que é sucesso para cada marca; não fazer isso cria uma percepção errada sobre a eficácia da mídia social em geral.
• Trabalhar sem agência: Por alguma razão, existem especialistas em marketing, inclusive pessoas que trabalham com mídia social há anos, que estão constantemente se atualizando sobre plataformas, conjunturas e tendências. Um erro crucial é não capitalizar a experiência que uma agência oferece e evitar improvisar uma estratégia que levará ao fracasso.
• Postagens que ocupam espaço: sem uma intenção objetiva, as postagens são apenas uma poluição visual que está ocupando espaço. Todos nós somos consumidores de conteúdo social, estamos constantemente sendo atacados por mensagens publicitárias e todos sabemos como é fácil ignorar uma publicação ou um anúncio.
Gómez acrescenta que, se as redes sociais não forem criativas, perturbadoras ou não tiverem uma intenção específica para as marcas, isso significa que elas não têm uma estratégia, mas simplesmente uma presença nas redes sociais. “Uma coisa é estar lá e outra é fazer isso bem, com uma ideia clara e objetivos definidos. Para ter sucesso, é preciso ter a capacidade de criar conteúdo de alta qualidade, em grande volume e interagir com os usuários”, disse ele.