Omnichannel transforma negociação em experiência para o cliente e é decisivo para pequenos negócios, aponta especialista
Fundador e CEO da Poli, empresa de tecnologia voltada para gestão de comunicação omnichannel, explica as funcionalidades que evidenciam importância da estratégia
De um lado, um mercado de intensa concorrência; de outro, consumidores cada vez mais conscientes e exigentes. Um cenário assim demanda das empresas soluções que façam seu negócio se destacar. Uma destas, e que ganhou ainda mais relevância depois da pandemia de Covid-19, é o omnichannel. A estratégia tem se mostrado decisiva, principalmente para pequenos negócios.
Com mais de dez anos de experiência no mundo corporativo, o pós-graduado em Inteligência em Negócios e empreendedor Alberto Filho observa, por prática própria, quanto o omnichannel contribui para o sucesso de uma negociação. “Assertivo, o omnichannel transforma uma simples negociação em uma experiência para o cliente”, afirma ele, que em 2018 fundou a Poli, empresa de tecnologia de Goiás que foca seus esforços nas soluções em gestão de comunicação, da qual também é CEO.
Em linhas gerais, explica ele, omnichannel é o uso integrado e simultâneo de canais diversos que uma empresa coloca à disposição para contato, venda e relacionamento com seu público. Por exemplo, integração entre site e redes sociais, e entre cada uma das redes sociais. Alberto Filho chama atenção para o fato de que a estratégia não se limita à oferta de múltiplos canais; o essencial é que haja ferramenta de integração para que o fluxo de informações e a relação com o cliente sejam, de fato, efetivos.
“Ou seja, é proporcionar que o cliente seja atendido pelo canal que ele preferir — pelo site, pelo WhatsApp, pelo Instagram, pelo Facebook Messenger, pelo webchat, e assim por diante. Por parte da empresa, vender por meio de uma ferramenta e de qualquer um desses canais de maneira eficiente, não apenas garante ao consumidor uma relação maior que a de compra e venda, mas também uma verdadeira experiência. Além disso, a experiência bem-sucedida torna-se fundamental para seu reconhecimento no mercado”, avalia o especialista.