Omnicanalidade é um dos principais desafios do setor de saúde, aponta Globant
Empresa promove encontro para discutir as principais dificuldades do setor em relação à melhoria da eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços médicos no Brasil. Entre as empresas que marcaram presença no evento estão Merz Aesthetics, Bayer, Hospital Sírio Libanês, Hospital Albert Einstein, entre outros.
Com a crescente digitalização em todos os setores, a indústria de saúde enfrenta uma série de mudanças em busca de adaptação à era da Transformação Digital. Essa jornada para a modernização foi o tema central de um encontro promovido pela Globant, empresa de serviços de tecnologia digitalmente nativa, denominado da HLS Connect, que reuniu importantes nomes do setor farmacêutico e hospitais na sede da empresa, em São Paulo.
“Estamos abrindo ainda mais espaço à Transformação Digital direcionada às principais empresas de saúde do país para identificar as necessidades e quais possíveis soluções podem ser propostas, além de entender quais avanços estão sendo promovidos e como melhorar o atendimento ao consumidor final”, apontou o diretor geral da Globant Brasil, Carlos Morais.
Um dos destaques da discussão envolveu os principais desafios do setor para melhorar a estratégia omnichannel – abordagem de negócios que visa proporcionar uma experiência de atendimento integrada e consistente aos clientes – visando aperfeiçoar a experiência do consumidor de forma mais abrangente. Segundo Ivo Schotten, gerente de Inovação e Transformação Digital da Merz Aesthetics Latam, empresa voltada ao segmento estético, o encontro proporcionou uma rica troca de experiências.
“Na trilha da inovação é fundamental conhecer os problemas que queremos solucionar e o que queremos melhorar na empresa com base no Planejamento Estratégico. Então, ter um plano de Transformação Digital com base numa programação de longo prazo, considerando o ROI com direcionador, é vital. Nosso trabalho hoje, por exemplo, é estimular a transformação digital com foco no cliente”, afirmou.
A necessidade e a urgência da Transformação Digital no mercado também foram outros destaques e torna o tema ainda mais relevante quando se pensa em redução de custos. De acordo com o IBGE, o gasto total com saúde no Brasil cresceu na última década e, em 2019, antes da pandemia, alcançou 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com uma movimentação de R$ 711,4 bilhões. Ou seja, o setor de saúde tem se tornado relevante e com uma atividade econômica significativa.
Na ponta, entre os usuários do sistema de saúde, um levantamento realizado pela Ipsos, empresa global de pesquisa e de inteligência de mercado, mostra descontentamento generalizado em relação a diversos aspectos. Aproximadamente 90% dos respondentes afirmam que muitos brasileiros não possuem condições financeiras para pagar pelos cuidados da saúde de boa qualidade, sendo um dos maiores percentuais entre os países analisados, considerando a média global de 58%.
Além da Merz, marcaram presença no evento a Afip – Medicina Diagnóstica, Allcare, Bayer, Cristália, Grupo Fleury, Grupo Oncoclínicas, HCor – Hospital do Coração, Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, J&J, Merck, Rede D’or, Rede Santa Catarina, The Janssen Pharmaceutical e Unimed.