O papel estratégico do whatsapp: mais que ferramenta de comunicação, uma estratégia empresarial
O whatsapp desempenha papel fundamental no atendimento ao cliente, contribuindo para uma experiência positiva para empresa e consumidores
Embora os primeiros aplicativos tenham surgido na década de 1980, com o advento dos computadores pessoais, este termo, de fato, passou a ser amplamente utilizado com a popularização dos smartphones, especialmente com o lançamento da App Store pela Apple, no ano de 2008, 1 ano após o lançamento do primeiro iPhone, em 2007.
Hoje, os aplicativos fazem parte das nossas vidas, simplificando demais as relações em todas as esferas, sejam elas econômicas ou sociais. Entre os aplicativos mais utilizados do Brasil, encontra-se o whatsapp, uma plataforma de comunicação pessoal que revolucionou a comunicação.
Todavia, a plataforma acabou desenvolvendo-se significativamente, transcendendo o núcleo de uso pessoal, tornando-se uma ferramenta extremamente eficaz no atendimento ao cliente, dada a facilidade de seu uso. Em razão disso, muitas empresas aprimoraram suas estratégias de relacionamento com o consumidor utilizando o whatsapp como uma opção estratégica.
Uma das principais vantagens do atendimento ao cliente pelo WhatsApp refere-se a eliminação das tradicionais filas de atendimento, que, por essência, significam perda de tempo.
Hoje, a maior parte dos consumidores prefere a possibilidade de atendimento instantâneo, sem a necessidade de perder tanto tempo. Esse diferencial, possível através da plataforma de comunicação, coloca as empresas um passo à frente na construção de uma reputação mais positiva, com atendimento eficiente e prioritário.
Na realidade, através da possibilidade de conduzir os atendimentos a qualquer momento, a qualquer horário, as empresas acabam construindo a oportunidade de se conectar com os clientes, como chave para manter o interesse, satisfação do consumidor e consolidar relacionamentos duradouros pautados na relação ganha-ganha.
O contato direto, quase que instantâneo, também permite uma abordagem personalizada e mais humana. Na realidade, as empresas que investem na capacitação de suas equipes para oferecer um suporte personalizado, sem a gestão majoritária de chatbots, acabam conquistando maior êxito na construção de uma relação fidedigna.
No mundo pautado pela tecnologia em sua maioria, a humanização do atendimento é diferencial, criando laços emocionais com a marca.
Dicas de como implantar o atendimento ao cliente via whatsapp
Para começar atendimentos via whatsapp, o primeiro passo para aqueles que estão iniciando nesse modelo de interação é utilizar um celular ou um número específico para interação com os consumidores. O Moto G52, por exemplo, além do preço acessível, possui ótimo desempenho, sendo ideal para essa tarefa.
De fato, separar claramente o contato profissional e o pessoal é uma prática elementar, tornando o atendimento mais profissional. Além disso, fazer uso do whatsapp business é uma excelente estratégia. Essa versão especializada possui recursos exclusivos, permitindo uma gestão mais eficiente das conversas.
É fundamental deixar claro qual é o horário de atendimento via plataforma. Estabelecer esses limites de horário permitirá uma maior eficiência no manejo do tempo, além de garantir que o sócio não se transforme em negócio a maior parte do tempo.
Essas dicas básicas não somente demonstram a importância de separar o contato profissional do pessoal, como também deixam claro que o uso inteligente da tecnologia pode revolucionar o atendimento ao cliente, transformando em uma vantagem competitiva e duradoura.