O papel da IA na automatização do atendimento ao cliente, por Gustavo Alonge*
Nos últimos anos, a integração de inteligência artificial (IA) ao mundo empresarial tem se tornado um caminho sem volta. Empresas de diversos setores têm reconhecido os benefícios de automatizar parte do processo de atendimento para melhorar a eficiência, reduzir custos e oferecer uma experiência mais rápida e conveniente aos clientes. No Brasil, diversas empresas, de diferentes segmentos e tamanhos têm utilizado as vantagens desse suporte virtual para garantir um atendimento e um suporte rápido aos seus clientes.
Entre os principais benefícios desse novo método está a capacidade de fornecer suporte aos clientes em tempo integral, independentemente do horário ou dia da semana. Isso porque é possível programar chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA que podem fornecer respostas instantâneas e precisas a uma ampla gama de consultas dos cliente. E isso facilita a vida das empresas e alcança a satisfação do consumidor em grande parte das interações. Por exemplo, um cliente de um banco ou de uma operadora de saúde que precisa da segunda via de um boleto pode conseguir o documento em poucos cliques e poucos minutos e sem a necessidade de uma interação com um atendente humano.
Essa automatização representa também uma redução de custos operacionais das empresas, que podem refletir em uma redução nos valores dos serviços oferecidos aos clientes.
Essa integração da IA pode ser de forma personalizada, de acordo com o produto ou serviço. Isso porque o uso de algoritmos de IA e as interações com os clientes podem ser personalizadas com base em dados como histórico de compras, preferências e comportamento de navegação.
Vale destacar que criamos na Engajatech um modelo que cria um plano de marketing, que gera um lead barato qualificado. Trata-se de uma ferramenta totalmente acessível para empresas e empresários, com um custo também acessível e que humaniza a marca da empresa. Além de resultar em um atendimento rápido e qualificado, essa nova técnica digital pode servir para funções além de suporte, como, por exemplo, uma estratégia de marketing, a chamada “isca digital”. No caso, utilizado na Engajatech foi criado um plano no qual o robô traça uma estratégia de marketing personalizado para uma determinada marca ou serviço. Basta a empresa passar um briefing mais aprofundado dos seus objetivos para que o robô seja treinado para seguir o caminho mais certeiro para aquele resultado.
E como todo trabalho realizado por meio virtual, é importante destacar a questão da privacidade e segurança dos dados. Isso porque ao lidar com informações pessoais dos clientes, as empresas devem garantir que as medidas adequadas estejam em vigor para proteger a privacidade e segurança dos dados.
Portanto, a inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais importante na automatização do atendimento ao cliente, oferecendo benefícios significativos para as empresas e melhorando a experiência do cliente. No entanto, é crucial implementar a IA de maneira estratégica, considerando os desafios e garantindo uma abordagem equilibrada entre automatização e interações humanas.
*Gustavo Alonge é especialista em marketing digital e CEO da Engajatech