O futuro do trabalho no varejo é híbrido
Varejistas enfrentam desafios que demandam uma infraestrutura de comunicação ágil e omnicanal, a fim de manter sua força de trabalho segura, conectada e próspera
Varejistas do mundo todo estão enfrentando escassez de mão de obra, preocupações com a segurança e rapidamente mudando as expectativas de todos os lados. Atender esses desafios demanda uma infraestrutura de comunicação ágil e omnicanal, a fim de manter sua força de trabalho segura, conectada e próspera. É por isso que tudo indica que o futuro do varejo está no trabalho híbrido, de acordo com a Twilio, plataforma líder global em comunicação na nuvem.
Os varejistas enfrentaram uma incrível incerteza em 2020, desde bloqueios e preocupações com a saúde até a turbulência econômica generalizada. Parece que para a maioria das empresas o pior pode ter passado, mas o dano causado, e que deixou marcas duradouras, deixou claro que é hora de o setor de varejo fazer investimentos mais profundos em soluções digitais.
Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de enfrentar novos desafios que envolvem a força de trabalho varejista, em que se nota uma escassez de mão de obra sem precedentes e que só tende a piorar. A maioria das pessoas parece preferir não voltar a trabalhar fora de casa após a pandemia, graças aos riscos à saúde, custos de transporte, entre outras necessidades, que são apenas alguns motivos pelos quais os funcionários preferem não voltar aos moldes de trabalho habituais.
“Estamos presenciando uma transformação de paradigmas dentro da dinâmica de trabalho”, conta Raul Rincon, vice-presidente LATAM da Twilio, “essa é uma questão que vai além da comodidade, ela abrange todo um estilo de vida que muitas pessoas perceberam se adequarem e elas”.
De acordo com o e-book ‘Delivering the Total Retail Customer Engagement Experience’, publicado pela Twilio nos últimos meses, o papel de um associado de vendas é relativamente consistente há décadas. Agora isso tende a mudar. Grandes empresas estão explorando como desbloquear o potencial do trabalho híbrido além do ambiente de escritório, levando ao surgimento de “omni-associado”. Construir e gerenciar uma força de trabalho híbrida como essa pode parecer complicado, mas as soluções necessárias são mais simples e acessíveis do que nunca.
O e-book da Twilio a respeito de como oferecer uma experiência total de varejo está disponível para download aqui.