Mulheres ocupam maior espaço no mercado de tecnologia da informação
A presença feminina cresceu no setor, ampliando a equidade nessa área em que os homens são maioria
A chegada do Dia Internacional da Mulher coloca em pauta a crescente presença feminina em mercados normalmente dominados pelos homens, como é o caso do setor de tecnologia. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina no setor, no Brasil, cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil.
A ocupação da força de trabalho feminina no mercado de T.I., tem tornado cada vez mais igualitária o exercício de funções ligadas à tecnologia por mulheres. Atualmente, cerca de 36,9% de mulheres ocupam postos de T.I no país, frente a 63,1% homens, segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), relativo a 2020.
E esse crescimento já é uma realidade em muitas organizações. Na Hostweb, empresa especializada em Data Center e localizada em Fortaleza, por exemplo, as mulheres já compõem cerca de 20% do quadro de colaboradores. “Estamos observando o crescimento da presença das mulheres nos cursos de tecnologia e automaticamente elas estão sendo inseridas nas vagas disponíveis nas empresas. Na Hostweb, do ano passado até os dias atuais, tivemos um aumento de 50% no quadro de mulheres. A expectativa é que esse número cresça ainda mais até o final de 2023”, comenta Alyne Deyse, coordenadora de Recursos Humanos.