Marcas com foco no atendimento ao cliente para você se inspirar
Confira as principais empresas que são case de sucesso na experiência do cliente
Sabe quando você é tão bem atendido em uma empresa que sente vontade de voltar a fazer negócio ou orgulho por ser cliente? Esse é um dos principais objetivos das empresas, a fidelização de clientes. Muitas estratégias são pensadas para que o cliente se fidelize à marca, porém, o segredo é apenas um só: servir bem para servir sempre!
O atendimento ao cliente deve ser o principal foco da empresa que deseja crescer e ser bem visada pelos concorrentes, sobretudo em nichos muito competitivos. Para você se inspirar, conheça algumas empresas que dão um show no atendimento ao consumidor!
Netflix
Você sabia que foi a insatisfação de um consumidor foi o estopim para criar a Netflix? Um cliente teve que pagar uma multa após atrasar a devolução de um título para uma locadora; a partir daí, Reed Hastings, “o cliente”, decidiu criar uma empresa de locação de títulos por demanda.
A Netflix é vista, hoje, como uma marca prestativa e próxima de seus clientes, e aposta nas redes sociais para isso. No Brasil, a Netflix liderou o ranking brasileiros de interações no Instagram em 2021, segundo a Emplifi.
Apple
A Apple tem a experiência do cliente como o pilar mais importante do negócio. Desde o design até o atendimento ao consumidor – os funcionários da empresa passam por treinamentos intensivos com esse objetivo, e o suporte é oferecido em diversas plataformas: tanto digital quanto presencial.
Coca-Cola
A personalização do contato com os consumidores aliada ao atendimento omnichannel (em diversos canais) faz com que a Coca-Cola supere expectativas dos clientes. O time de marketing digital da Coca fica atento, inclusive, aos pedidos dos consumidores na internet: trata-se de uma forma de trazer o cliente para perto.
O uso da assistente virtual Kora, que troca mensagens com os consumidores até levá-los ao atendimento humano, caso necessário, também é bastante estratégico do ponto de vista de negócios.
Natura
Uma das marcas registradas do atendimento da Natura é a Nat – assistente virtual da empresa. A empresa consegue solucionar mais de 70% dos problemas dos clientes com a assistente, que foi criada após passar por diversas pesquisas para saber qual é o público da marca. Isso transformou a Nat, da Natura, em uma presença acolhedora que refletisse as identidades das consultoras.
E não é à toa que a Natura liderou, em 2019, o Ranking Nacional de Atendimento ao Cliente do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente.
Agora que você recebeu essas dicas de mentes milionárias por trás de grandes negócios, é só arregaçar as mangas e propor o foco total no atendimento ao cliente do seu negócio!