Inteligência Artificial ajuda a fortalecer relação com os clientes
Tecnologia permite criar e executar estratégias sofisticadas de atendimento ao cliente de forma ágil e eficiente
Comumente lembrada pelos filmes de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) já está presente no dia a dia e vem se desenvolvendo em ritmo acelerado. A Nuveto, empresa líder em soluções de contact center na nuvem e distribuidora exclusiva da Five9 no Brasil, conta com tecnologias de última geração em IA que permitem criar e aprimorar estratégias sofisticadas de atendimento ao cliente.
O conceito de Inteligência Artificial refere-se, de forma bem genérica, a fazer com que máquinas aprendam com situações prévias e sejam capazes de tomar decisões projetando no futuro as consequências baseadas nas experiências anteriores. Esse universo de IA é composto de várias categorias: Cognição, Cibernética, Resolução de Problemas, Deep Learning, Machine Learning, Robótica e Redes Neurais. Esses conceitos frequentemente se misturam por terem zonas de convergência.
Entre as abordagens de IA que a Nuveto utiliza está o Machine Learning, que envolve o estudo e reconhecimento de padrões de interesses e necessidades para prever ações. “Em outras palavras, as características das interações entre clientes e empresas são monitoradas para descobrir padrões de comportamento e fatores que resultem em pontos de interesse da companhia. Como, por exemplo, entender o que leva um cliente a cancelar seu contrato com a companhia”, diz Carlos Eduardo Leite (foto), Sócio e Diretor de Soluções da Nuveto. Quanto mais informação histórica ou dados de teste são inseridos, maior é a precisão do algoritmo de IA. Além disto, é possível ainda que a aplicação continue monitorando o ambiente buscando mais confirmações dos padrões que estão sendo encontrados, bem como a mudança deles, gerando um ciclo virtuoso de automelhoria e de ajustes.