IA impulsiona atendimento ao cliente e já começa a transformar o setor de call center
Empresas estão migrando de um modelo exclusivamente humano para uma combinação de automação com IA
Para os 1,4 milhão de brasileiros que trabalham em call centers, a inteligência artificial pode estar deixando de ser uma possível substituta para se tornar uma assistente profissional. Isso porque já há centros de atendimento adotando ferramentas de IA para melhorar a experiência dos clientes, tornando o trabalho dos colaboradores mais fácil e eficiente. Soluções reais estão chegando ao Brasil —e muitas delas também sendo desenvolvidas aqui— com a promessa de reduzir custos para as empresas, facilitar a vida dos atendentes e oferecer uma experiência mais personalizada aos clientes, sem substituir humanos por robôs.
“O setor de call center é o segundo maior empregador do Brasil e, ao mesmo tempo, um dos mais suscetíveis às transformações trazidas pela inteligência artificial. Mais do que um canal de atendimento, os call centers são uma ponte essencial entre empresas e seus clientes, desempenhando um papel estratégico na construção de experiências e na conquista de novos consumidores”, afirma Natalia Castán, CEO do Grupo Unite, que prevê faturar R$ 30 milhões em 2025, oferecendo soluções e tecnologias próprias em gestão de relacionamento com o cliente, e está na vanguarda dessa transformação no país.
Texto original: latamintersectpr.com