Gestão de atendimento: saiba como aliar comunicação e estratégia para obter resultados
Conheça quatro maneiras para começar a fazer uma boa gestão de atendimento
Dos setores mais importantes da empresa, sem dúvida alguma, o atendimento é um dos mais importantes. Afinal, é por meio dele que a comunicação é estabelecida e, assim, torna-se viável em uma empresa. Posto isso, é necessário compreender a importância de uma boa gestão de atendimento e de que maneira essa gestão pode ser aprimorada, considerando a cultura empresarial e o desenvolvimento dos trabalhadores. Por isso, técnicas e recursos devem ser utilizados para atingir o objetivo proposto.
Formação
Para que uma boa gestão de atendimento seja feita, é importante que os colaboradores tenham acesso a formações que os capacitem para realizar os atendimentos necessários. Nessa formação, é necessário que se inclua aprimoramento de comunicação, compreensão de diferentes perfis de clientes, recursos linguísticos para diálogos mais assertivos, entre outras habilidades. Uma vez capacitados, os colaboradores se sentem mais seguros para realizar o trabalho, de maneira a aumentar a eficiência.
Praticidade
Para que um atendimento seja impecável, é interessante que os colaboradores vivenciem situações práticas onde possam aplicar os conhecimentos adquiridos através da formação, bem como possam exercitar sua capacidade de resolução de problemas. Para isso, caso seja necessário, é de grande valia incluir o time em testes práticos que estimulem a capacidade de comunicação da equipe e aliem o atendimento a estratégias que irão direcionar o cliente para o resultado desejado.
Gestor capacitado
Via de regra, para que ocorra uma boa gestão do atendimento, o responsável por realizar essa tarefa precisa estar apto a lidar com as adversidades, bem como possuir estratégias para lidar com as diversas intempéries que possam abater o time de colaboradores internos, afinal o desafio não se concentra apenas no cliente externo. Ou seja, a firmeza de uma liderança, aliada a uma comunicação assertiva, devem figurar como os maiores recursos para que a gestão do atendimento ocorra de maneira saudável. O gestor, nessa posição, precisa sobretudo comunicar e alinhar os desejos da companhia às atividades dos colaboradores.
Reconhecimento
Por fim, é necessário que gestor e funcionários sejam persistentes e consigam identificar falhas no processo que podem estar atrapalhando o desenvolvimento saudável do atendimento. O estímulo constante deve ser utilizado como recurso no processo, com cursos e outros benefícios como aceitar o vale-refeição em locais conveniados da própria empresa, para que os colaboradores possam gozar de seus benefícios dentro do local de trabalho. Isso pode servir de incentivo para que eles consigam visualizar a valorização da companhia para com eles.