Ferramentas de CRM aproximam o cliente da empresa e simplificam processos
Chatbots que respondem automaticamente, funis de vendas que mostram um panorama do negócio e a integração de mídias sociais são algumas das funcionalidades disponíveis
Abrir um negócio é uma decisão que, somente no primeiro quadrimestre de 2024, mais de 1 milhão e 400 mil pessoas tomaram, segundo dados do Governo Federal. São empreendedores que acreditaram em suas ideias e decidiram compartilhá-las com o público. Diante disso, é necessário pensar em estratégias e formas de aumentar o lucro e a rotatividade do produto ou serviço, seja economizando tempo, otimizando processos ou alcançando um maior número de pessoas.
Uma forma de atingir esses objetivos é por meio de ferramentas já existentes, como a automação. Ela garante que algumas tarefas repetitivas, feitas por pessoas, sejam automatizadas e realizadas de forma prática. Além disso, um simples lead, que é quando o cliente demonstra interesse no produto ou serviço, pode ser listado e transformado em resultados, facilitando até mesmo a conversão do potencial comprador.
Para alcançar esses resultados, uma ferramenta de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, Customer Relationship Management em inglês) tende a ser contratada. No mercado, existem diversos softwares que facilitam a interação e o contato com o consumidor, diminuindo a espera nas respostas; aumentam o conforto para os funcionários, que poderão ser alocados em outras tarefas; e oferecem de forma simplificada resultados e insights que, ao serem analisados, podem ajudar a traçar metas e objetivos e auxiliar na tomada de decisões.
O Sistema de Gerenciamento Kommo possui diversas ferramentas e facilidades, como, por exemplo, a interface intuitiva e chatbots sem a necessidade de códigos. “Um grande desafio para pequenas empresas é integrar ferramentas e estratégias de vendas e marketing no mesmo lugar, além das dezenas de canais de comunicação. A Kommo permite tudo isso, te dando muito controle”, destaca Gabriel Motta, Kommo Speaker in LATAM.