Experiência do cliente é tendência do varejo para 2019
A nova geração é cada vez mais antenada na vivência com a marca. Dessa maneira, quem deseja atrair os jovens precisa se adequar à demanda
Com a evolução da tecnologia, o varejo é um dos mercados beneficiados e o consumidor é o foco para 2019. Ano passado, o e-commerce no Brasil cresceu 12,1% no primeiro semestre, segundo o 38º relatório Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen. Assim, a tendência é a ampliação das inovações. Portanto, o mundo corporativo precisa se preparar.
Uma das apostas é a experiência de compra, pois não basta ter um bom produto se o cliente não gostar do atendimento. Qualquer situação ruim pode implicar em perda da venda. Além disso, quem opera com produtos de alto valor agregado tem no relacionamento com o usuário um diferencial.
Na hora de implementar estratégias nesse sentido, é relevante trabalhar o conceito de inovação na estrutura do negócio. Assim, o desenvolvimento não deve ser visto apenas de maneira mercadológica, mas sim como fonte de melhoria dos processos internos a auxiliador da competência humana.
Para diminuir o período de espera, por exemplo, os call centers podem contar com as Unidades de Resposta Automática – URAs. “A ferramenta automatiza boa parte do suporte e reduz custos na organização. Além disso, não deixa o interlocutor muito tempo na linha. Todos saem ganhando!”, afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers.