Empresas de chatbot cresceram 27% no último ano
O chatbot é um setor em expansão e isso foi comprovado no mapa de ecossistema de bots divulgado no início deste mês pela Mobile Time. Segundo o relatório, no último ano houve um aumento de 27% nas empresas desenvolvedoras de bots. Os números se baseiam na última edição do mapa, feito anualmente.
Participaram da pesquisa 66 empresas distribuídas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas. A maioria destas desenvolvedoras (43) está concentrada em São Paulo. A Aktie Now foi uma das participantes da pesquisa.
O Droz, assistente virtual criado pela Aktie Now que agora atua como empresa independente, atende pouco mais de 20 empresas. Entre elas estão a Cinemark, Febracis e Sambatech. A ferramenta, que está no mercado há menos de um ano, já apresenta números significativos: quase 50 mil atendimentos e troca, em média, 500 mil mensagens com clientes por mês.
A pesquisa realizada pela Mobile Time mediu, inclusive, o tráfego de mensagens enviadas pelos bots das 66 empresas analisadas durante o período de um ano. Com isso, constatou-se que no intervalo de tempo analisado, a quantidade de mensagens trocadas com chatbots teve um aumento de 60% – passou de 500 milhões em 2017 para 800 milhões em 2018.
Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, afirma que o aumento desta demanda só reforça ainda mais o quanto as empresas estão buscando por aperfeiçoamento do seu atendimento aos clientes. “Otimizar o atendimento ao cliente traz inúmeros benefícios, principalmente quando falamos em satisfação dos clientes, aumento de receita e redução de custos. As empresas perceberam que o atendimento ao cliente se tornou variável fundamental para manter-se competitivo no mercado”, disse.
Ao contrário do que se imagina, o custo para incluir um chatbot no processo de atendimento de uma empresa não é elevado: a partir de R$ 350 reais por mês já possível contar com as funcionalidades do assistente virtual. O fato de garantir disponibilidade imediata para atender a qualquer dia e horário, sem filas de atendimento é uma das vantagens, mas o grande diferencial está na oferta de serviço que não se limita somente à execução de um roteiro ou reprodução de FAQs.
“É possível gerar 2as vias de documentos, por exemplo, configurar o preenchimento de formulários a partir de informações solicitadas pelo Droz na conversa, consultar status de chamados ou ainda, enviar informações para CRMs ou plataformas de automação de marketing como a RD. Tudo, graças às integrações”, explicou Stuchi.
De acordo com o CEO, além dos resultados nítidos, é importante que as empresas saibam da possibilidade de agregar valor ao suporte ao cliente “atribuindo funções repetitivas como essas para chatbots, enquanto os agentes de atendimento atuam em atividades voltadas para o core da organização”.
Por fim, além de oferecer um atendimento completo, a empresa pode manter todos os sistemas integrados garantindo que todas as informações dos clientes sejam salvas. Deste modo será possível dispor de um atendimento personalizado. “A integração do Droz com outros sistemas permite que a empresa obtenha dados necessários de todo o processo”, disse Bruno.