Conheça 5 soluções que estão revolucionando os meios de pagamento no Brasil
Novos meios de pagamento têm crescido constantemente no Brasil, especialmente os digitais. O Banco Central (BC) está atualmente testando o Drex, uma nova moeda digital brasileira que funciona como uma versão virtual do Real. Contudo, a verdadeira revolução nos pagamentos digitais no País começou com o Pix. No terceiro trimestre de 2023, o meio de pagamento representou 39% do total de transações no Brasil, de acordo com dados do BC.
Pensando nisso, separamos 5 empresas que estão revolucionando os meios de pagamentos nacionais.
Confira:
Transfeera – Pagamento via PIX com QR code
A Transfeera, fintech especializada em soluções de pagamento para empresas, vem crescendo em mais de 100% ano a ano, disponibilizando aos seus clientes tecnologias avançadas para processamento de transações e validação de dados bancários. Trabalhando dessa forma, movimentou quase R$ 19 bilhões no ano passado. Também registrou mais de 43 milhões de transações no mesmo período.
Entre as suas ofertas estão boletos com QR Code, pagamentos e recebimentos via Pix, centralizando todas as movimentações financeiras (entrada e saída de dinheiro). Recentemente, a Transfeera recebeu autorização do Banco Central para operar como Instituição de Pagamento e foi adquirida pela Pay Retailers, empresa referência em pagamentos na América Latina.
Fundada em Joinville (SC) em 2017 por Fernando Nunes e Guilherme Verdasca, a empresa conta atualmente com Nunes como CEO. Além de cofundador, Nunes é especialista em meios de pagamento, Pix, Open Finance, mercado financeiro e o futuro dos pagamentos, abrangendo todo o segmento.
Trademaster : Meio de pagamento para a indústria vender mais
A Trademaster funciona como intermediária no pagamento do varejo à indústria. A fintech disponibiliza sua inteligência comercial para que a indústria consiga vender com mais prazo e limite para o varejo pagar. Após ter superado a marca de R$ 35 bilhões transacionados, a empresa quer apoiar o setor industrial a ir além, ao oferecer inovação com inteligência em dados para maximizar as vendas em condições facilitadas de pagamento, de forma rentável e com risco reduzido.
Com quase nove anos de mercado, a Trademaster conta com a chancela dos bancos Sofisa e BV como sócios e recebeu em 2022 um FIDIC de até R$ 250 milhões da IFC. A empresa tem contribuído para uma melhora significativa de indicadores importantes de seus clientes, como crescimento do market share e do ticket médio, ampliação da distribuição numérica, incremento do drop size, aumento da rentabilidade, redução da inadimplência e do DSO (prazo médio de recebimento das vendas).
Com mais de 200 indústrias e distribuidores conveniados e mais de 1 milhão de varejistas cadastrados na plataforma, a scale-up utiliza IA e machine learning para fornecer inteligência comercial e desenvolver modelos proprietários de crédito.
GeruPay: BNPL – Buy Now Pay Later sigla para “Compre Agora, Pague Depois” – Meio de Pagamento para quem não tem cartão ou tem pouco limite liberado)
A Geru, fintech da Open Co, está avançando na oferta de BNPL (Buy Now Pay Later, sigla em inglês para “Compre agora, pague depois”) por meio da solução de pagamento GeruPay. A empresa visa atender um público que deseja parcelar sua compra mas ou não tem cartão de crédito, ou tem mas não tem limite suficiente para a compra. “O Brasil é um país no qual 60% das pessoas não têm cartão de crédito.
Entre os que têm, cerca de 34% têm limites abaixo de R$1.400,00. Para este público, o parcelado sem cartão, por exemplo, é extremamente relevante, razão pela qual lançamos o GeruPay, nossa solução de BNPL”, afirma Francisco Ferreira, CPO/CTO da Open Co. O potencial de mercado da Geru é gigante. Dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva revelam que 69% da população pertence às classes C e B, sendo a última responsável por 36% do potencial de consumo no país. A renda média familiar neste recorte está entre R$ 3 mil e R$ 10 mil.
CartpandaPay: Pagamento de compras internacionais
A Cartpanda é uma startup criada em 2020 com o foco de atender empreendedores que atuam com e-commerce e oferece uma solução completa para a criação e gerenciamento de lojas virtuais, também auxiliando os lojistas nas vendas ao fornecer a melhor experiência de compras. Com clientes como: Pantys, Zissou, no último ano a plataforma cresceu 50% e fechou com R$ 50 milhões de faturamento.
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Com foco em promover soluções completas para o e-commerce, lançou o Cartpanda Global, funcionalidade cujo objetivo é facilitar vendas internacionais,auxiliando lojistas a expandir seus negócios para qualquer lugar do mundo e receber diretamente do Cartpanda Pay – um gateway de pagamento próprio da plataforma com tecnologia multi-adquirente que garante mais de 90% dos pagamentos aprovados. Complementar a estes recursos, lançou o Checkout de 1 clique, solução que permite que as compras sejam finalizadas em menos de 10 segundos.
A startup oferece aos lojistas um ecossistema completo em um único lugar, auxiliando os empreendedores a escalar seus negócios e a inovar no setor. Diante disso, a empresa se tornou a primeira plataforma a oferecer esse tipo de serviço no país.
Cielo: Solução de pagamento para o dia a dia do empreendedor
Empresa referência em meios de pagamento, a Cielo acumulou, em 2023, mais de 8 bilhões de transações e tem utilizado dados para evoluir em produtos e melhorar a experiência e a satisfação dos varejistas. Para tanto, a Cielo possui soluções tecnológicas que auxiliam a identificar padrões de consumo e realizar análises preditivas que antecipam necessidades do mercado. Dentre elas, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) monitora mensalmente a evolução do varejo brasileiro em 18 setores.
Outra importante frente que a empresa está investindo é no uso da Inteligência artificial para redefinir o padrão de excelência, antecipar necessidades dos consumidores e otimizar operações. A tecnologia já está revolucionando várias frentes na Cielo. Na oferta de produtos, a companhia utiliza IA para personalizar ofertas e prever problemas em maquininhas, aumentando a produtividade e a satisfação dos clientes. No monitoramento, uma ferramenta de Machine Learning identifica padrões de transações e anomalias rapidamente. Já no atendimento, a combinação de URA e bots transforma a experiência do cliente, utilizando linguagem natural e respostas contextualizadas para tornar o atendimento mais acolhedor e eficiente.
Por fim, a empresa também é responsável por publicar periodicamente pesquisas que retratam os hábitos do varejo brasileiro. A mais recente, realizada em parceria com a Expertise/Opinion Box, mostrou, por exemplo, que o Pix já se consolidou como uma das principais formas de pagamento, sendo uma das mais utilizadas tanto nas vendas presenciais quanto nas vendas não presenciais. Além disso, mais de 50% dos varejistas costumam incentivar com descontos o pagamento com Pix. Em relação aos novos canais de venda, 81% dos lojistas já realizam transações via WhatsApp e 65% pelas redes sociais, mesmo entre os comerciantes que possuem loja física.
Texto original: pinepr.com