Como incentivar a equipe de vendas e melhorar o atendimento e a conversão?
Cultura da equipe, postura do líder e comunicação são pontos cruciais para manter uma boa equipe de vendas
Chefiar uma equipe de vendas pode ser um processo cheio de incertezas e angústias, mas, sem dúvidas, também de muitas alegrias e conquistas. Afinal, a rotina dos vendedores costuma ser muito corrida, com vários atendimentos a clientes por dia e, muitas vezes, em horários não convencionais de trabalho, o que pode elevar o nível de estresse.
Por isso, o desânimo pode acabar tomando conta da situação em alguns momentos, mas não o suficiente para abater a motivação que você e seus funcionários podem ter.
Uma equipe motivada e que trabalha com propósito pode melhorar o atendimento e, ainda, aumentar e melhorar as taxas de conversão.
Quer saber como motivar a sua equipe e alcançar bons resultados? Confira as dicas a seguir!
Comunicação é tudo
O ponto crucial que deve unir uma equipe é a comunicação. Clara, objetiva, amigável e horizontal, a comunicação deve levar em consideração que a equipe vai muito além de apenas um grupo de pessoas atendendo clientes; são pessoas que convivem diariamente umas com as outras e, por isso, o clima amistoso é o mínimo para garantir um bom relacionamento e, consequentemente, um bom trabalho.
Como líder, você deve incentivar momentos de convívio e descontração com seus funcionários, além de também promover uma comunicação direta, acompanhando-os para que eles sintam confiança em você e no seu trabalho. Estar presente para a sua equipe é essencial.
Hábitos e culturas da equipe
Você pode implementar novos hábitos na dinâmica da sua equipe que passam a promover culturas diferentes, capazes de mudar o pensamento e a perspectiva dos funcionários. Um exemplo disso é se basear em metodologias ágeis, como o SCRUM, para ter bate-papos diários, cerimônias e feedbacks na equipe.
Isso torna o ambiente de trabalho bem mais construtivo e incentiva a motivação da equipe.
Educação e bem-estar dos funcionários devem ser prioridade
Para motivar os seus funcionários, eles devem se sentir respeitados e priorizados na empresa. Fornecer benefícios educacionais e promover uma educação corporativa, com treinamentos contínuos, pode tornar a sua equipe ainda mais especializada no que faz.
Existem diversos treinamentos específicos para vendas que podem ajudar muito funcionários novos, ou mesmo aqueles que já estão há bastante tempo no ramo e que precisam de novas perspectivas.
Os benefícios dos funcionários também devem ser priorizados, pois muitas vezes isso é o diferencial das empresas para retenção de talentos. Vale-alimentação, vale-refeição, descontos em produtos de empresas parceiras e, inclusive, organização com planilha de férias são alguns exemplos do que pode ser oferecido para os colaboradores.
Gestão organizada e comprometida
Os funcionários se inspiram nos líderes que têm e, quando têm líderes ruins, desorganizados ou não muito humanizados, costumam trabalhar mais desmotivados e sem perspectivas.
Por isso, priorize sempre a organização do seu trabalho, incluindo organização de escalas de trabalho, pautas de reuniões e direcionamento dos negócios.