Chatbot em agendamento médico alivia demanda de atendentes em 41%
Solução baseada em IA adotada pelo Hospital de Olhos do Tocantins diminuiu tempo da primeira resposta de uma hora para alguns segundos
A transformação digital completa no setor de saúde tem se tornado uma necessidade cada vez maior entre as empresas, não apenas pela busca por um tratamento mais humano aos pacientes, mas também por proporcionar avanços operacionais como, por exemplo, na otimização dos atendimentos para agendar consultas, exames e outros procedimentos, já que estes primeiros contatos são os “cartões de visitas” de qualquer empresa.
E foi por meio da implantação de uma solução de chatbot que o Hospital de Olhos do Tocantins, inaugurado em 2018 e considerado o maior da região Norte do país nessa especialização, atingiu a meta de 41% de todos os atendimentos convertidos em consultas pelo bot, sem intervenção humana.
A ferramenta foi projetada pela Botdesigner, healthtech especializada no desenvolvimento de soluções de chatbots omnichannel para o segmento. Para garantir a eficiência, a BotDesigner integrou sua solução ao ERP (planejamento de recursos empresariais) da instituição. Em seis meses, o objetivo tornou-se realidade.