Chatbot ajuda lojas a se prepararem para a Black Friday
Botmaker criou nova funcionalidade que pode iniciar conversas entre usuários e empresas, e retomar interesse em compras que não foram finalizadas
Com a proximidade da Black Friday, as lojas já começam a se preparar para alcançar bons números de vendas. E os contatos com os consumidores podem ser feitos por meio de telemarketing ou usando chatbots de conversas. Pensando nesta segunda opção, a Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de Bots na América Latina, criou uma nova funcionalidade, chamada Notifications Engine, que permite às empresas programarem os chatbots para iniciarem conversas com milhões de clientes e possíveis consumidores. As interações podem ter como objetivo lembrar o cliente de um produto que iniciou a compra, e não finalizou, ou também para informar sobre ítens em promoções ou condições especiais.
O diferencial da nova ferramenta é que a conversa pode ser iniciada e provocada pelo chatbot, em vez de aguardar o cliente lembrar ou entrar em contato com a empresa. Assim é possível a criação de campanhas proativas, que tem como objetivo angariar clientes e gerar engajamento nos meios de comunicação da companhia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 85% dos consumidores virtuais têm o costume de desistir das transações quando os produtos já estão no carrinho de compras. Além disso, 15% destes consumidores assumem fazer isso constantemente. “O nosso produto foi criado a partir de uma demanda de diversas empresas de e-commerce, que passam pela mesma situação”, afirma Alfredo Bitencourt, Head de Vendas da Botmaker no Brasil.
Como acontece com seus outros produtos e serviços, a nova ferramenta para comunicação das empresas com seus clientes pode ser inserida para atendimento em diversos canais de chats, como WhatsApp Business Platform, Webchat, Messenger, entre outros. A novidade já está disponível para todas as empresas que precisam tomar a iniciativa de falar diretamente com os clientes. O início das conversas pode ocorrer, de acordo com a configuração feita pela empresa, a partir de uma mensagem que o cliente envie para o site da companhia, ou com a resposta dada pelo cliente a uma pergunta da empresa ou ainda porque o cliente clicou em algum anúncio da companhia.
Além das conversas, o Notification Engine traz outras funcionalidades importantes para automatizar processos de marketing, vendas e até administrativos. De acordo com as necessidades e expectativas das empresas, é possível criar um banco de dados de clientes, com configurações específicas para criação de envios periódicos de mensagens, com o objetivo de começar as conversas, e com lembretes como tarefas, alertas de saldo, aviso sobre estoques, além da geração e envio de faturas e boletos. “A novidade foi criada como complemento aos serviços já disponíveis como forma de aumentar a conversão de vendas para os clientes, muito importante neste momento que as empresas estão concorrendo muito entre si”, finaliza Bitencourt.