Black Friday: consumidor acessa até 4 vezes um site antes de efetuar compra online, diz levantamento da RTB House
De acordo com o “Guia Black Friday 2023”, desenvolvido pela martech global RTB House, 95% dos visitantes de um website não são convertidos na primeira visita. Em média, o consumidor precisa acessar de três a quatro vezes o mesmo site antes de se sentir confortável para efetuar uma compra.
Confira abaixo algumas dicas de boas práticas e tendências que o Guia desenvolvido pela RTB House traz:
1-) A hora de planejar é agora!
Dados de mercado mostram que cerca de um terço (31%) dos consumidores começam a pesquisar produtos para a Black Friday com pelo menos três meses de antecedência. Para este público, trabalhar campanhas que promovam uma conversa com a marca ou que facilitem a aquisição de produtos em condições mais vantajosas pode ser uma boa estratégia para posicionar o negócio e fidelizar uma fatia importante de potenciais consumidores.
2-) A marca precisa estar na mente do consumidor
63% dos consumidores priorizam compras ou advogam em favor de marcas que partilham dos seus valores e crenças. Portanto, é importante manter a sua base de usuários aquecida a fim de posicionar a sua marca na mente do consumidor, especialmente em momentos que precedem períodos promocionais.
3-) A tecnologia deve ser a grande aliada das marcas em campanhas de publicidade digital
Dados internos da RTB House apontaram que campanhas com foco em conversão de vendas baseadas 100% em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficientes nas tomadas de decisão do que aquelas realizadas com machine learning convencional. Anunciantes relatam ganhos de até 29% na performance geral das campanhas e de até 41% na eficiência de recomendação de produtos para potenciais consumidores.
4-) Banners dinâmicos chamam a atenção do cliente
Em média, o tempo de atenção de um ser humano comum é de 8 segundos. Portanto, no contexto publicitário, banners dinâmicos que de fato se destaquem em uma rápida olhada são um enorme diferencial. Por permitirem diferentes formatos de interação, eles são especialmente interessantes em ocasiões em que é preciso personalizar o conteúdo de acordo com uma situação específica,aumentando as chances de conversão.
5-) Personalização de anúncios
Experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que aquelas oferecidas de forma ampla e genérica. Com algoritmos de deep learning entregando o mais alto nível de precisão, é possível desenvolver anúncios altamente personalizadas, levando em consideração aspectos específicos do produto de interesse do consumidor (cor, tamanho, modelo etc), bem como argumentos de venda que tenham maior aderência com o perfil do usuário.
6-) Brasileiros gostam de comprar por aplicativo
Na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros que adquiriram algum produto realizaram a compra por meio de algum aplicativo, sendo que deste universo, 86% o mantiveram instalado após a data. Dentre os principais motivos que levam um consumidor a baixar um aplicativo para a Black Friday estão: frete grátis (52%), ofertas exclusivas (36%), acesso a cupons de desconto (35%) e entrega rápida (35%). Os dados são da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.