AUTOCOM 2024 apresentou aplicações de IA no autoatendimento e novas formas de pagamentos digitais
O novo varejo segue em busca de mais agilidade, segurança e praticidade para melhorar a experiência do cliente
A 24ª edição da AUTOCOM, maior feira internacional de tecnologia para o comércio e serviços da América Latina, realizada na semana passada em São Paulo, recebeu 25% a mais de visitantes que o ano passado, que por sua vez, já tinha batido o recorde da última edição ocorrida em 2019. A área de exposição também foi ampliada para abrigar as mais de 200 marcas expositoras. A 1ª edição da AUTOCOM Innovation Summit recebeu 600 pessoas durante os três dias de evento.
“Neste ano, pudemos conferir que a aplicação de IA no autoatendimento e as novas formas de pagamentos digitais estão por toda a parte. A tecnologia em busca de novas experiências para o cliente, como agilidade e segurança vão tornar o comércio varejista ainda mais eficiente”, informa Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços, realizadora do evento. “É importante lembrar que essas novidades logo estarão disponíveis para implantação”.
Dentre os destaques da feira, novidades como o pagamento por reconhecimento facial que elimina a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões ou o pagamento pelas veias da mão ou de qualquer parte do corpo mostram a importância do segmento de meios de pagamento, sempre em busca de novidades que com rapidez e facilidade vão ajudar no dia a dia do varejista e do cliente. Já no setor supermercadista as balanças de autoatendimento com AI reconhecem o alimento e imprimem as etiquetas do preço, reduzindo assim, as filas para a pesagem dos hortifrutis. Seguindo com o autoatendimento, a tecnologia que faz com que o cliente abasteça o carro e faço o pagamento sem a presença de qualquer pessoa para auxiliá-lo também vão dar mais agilidade à operação.
A AUTOCOM Innovation Summit foi dividida em temas – Inovação, Tributos e Meios de Pagamento. No primeiro dia, sobre o assunto inovação foram discutidos temas, como a questão da tecnologia dos condutores para poder vir girar toda a tecnologia que está sendo implementada em várias áreas, não só no varejo, mas na indústria de pagamentos, IA generativa e sua aplicação nos PDVs, como a hiper personalização pode ajudar a atender melhor o cliente e o varejo a vender mais e a tecnologia do Android para fazer transações de pagamento. No segundo dia, o debate foi sobre a reforma tributária, sua complexidade e suas implicações no setor. Os aspectos legais e práticos das mudanças fiscais. No último foram abordadas as tendências e tecnologias emergentes no segmento de meios de pagamento para o varejo moderno.