Atendimento imobiliário: 4 maneiras de iniciar um atendimento perfeito com seu cliente
Confira dicas valiosas para conquistar seus clientes desde o primeiro contato
O setor imobiliário é conhecido por ser um mercado altamente competitivo, onde cada atitude do corretor ou da imobiliária conta no momento de decisão do cliente. Portanto, possuir uma técnica de atendimento eficiente e personalizada pode fazer toda a diferença.
O primeiro contato, a forma como o corretor se comunica, a velocidade de resposta, a forma como as opções são apresentadas, tudo isso é levado em consideração pelo cliente no momento de avaliar a qualidade do serviço. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como iniciar um atendimento imobiliário perfeito. Confira:
Conheça seu cliente
Uma das dicas mais importantes é conhecer bem o seu cliente. Ao receber uma ligação ou mensagem, é fundamental colher o máximo de informações sobre o cliente, como idade, profissão, localização desejada, orçamento disponível, proximidade do trabalho, se possui carro, se tem filhos ou pets, e esteja disponível para sanar qualquer tipo de dúvidas, por mais simples que sejam. Demonstrar esse interesse genuíno com o cliente faz com que ele se sinta valorizado e mais propenso a aceitar propostas e negociações, afinal ninguém gosta de um atendimento frio e distante.
Agilidade e eficiência
Em um mercado competitivo como o setor imobiliário, agilidade e eficiência são indispensáveis para que você se destaque na área. Responder rapidamente todos os questionamentos dos clientes, seja por e-mail ou redes sociais, é a melhor maneira de reter o cliente consigo, pois demorar muito para responder ou dar respostas vagas faz com que o cliente perca o interesse e procure outro profissional para seu atendimento.
Mostrar disponibilidade para agendar visitas, informações adicionais em relação ao imóvel ou condomínio demonstra profissionalismo e domínio da área, o que faz o cliente se sentir tranquilo para fazer qualquer tipo de negociação. O importante é deixar claro que o seu objetivo é atender às necessidades do cliente encontrando o imóvel ideal, e não empurrar qualquer imóvel para se livrar logo e passar para o próximo.
Personalize o seu atendimento
Cada cliente é único e possui necessidades específicas; ao seguir a primeira dica, já é possível ter em mente algumas informações e necessidades do cliente. Uma forma de adaptar o atendimento é visitar, junto do cliente, as redondezas do imóvel escolhido para que o cliente conheça os arredores, caso não esteja familiarizado com a região. Se oferecer para tomar um café enquanto conversa com o cliente cria um vínculo mais próximo e dá a possibilidade de entender melhor todas as necessidades do cliente.
Vale ressaltar que personalizar o atendimento para cada cliente faz com que eles se sintam especiais e o recomendem para outras pessoas, que podem ser possíveis novos clientes, transformando a qualidade de atendimento em divulgação.
Utilize a tecnologia a seu favor
Utilizar ferramentas para aprimorar seu atendimento ao cliente é uma das dicas mais valiosas. Atualmente existem diversos programas e aplicativos que podem facilitar o gerenciamento de contatos, agendas de visitas, reviews de imóveis, acompanhamento de documentações, etc.
Um software de gestão imobiliária pode ajudar a manter tudo organizado para que ninguém se perca em meio a tantos atendimentos e clientes diferentes. Além disso, o programa permite a automação de tarefas, como a resposta automática de determinados questionamentos e o agendamento automático de visitas; o uso desse tipo de assistência permite que o corretor libere tempo valioso para interação com clientes, prospecção, análise de novos imóveis e acompanhamento mais próximo de cada fechamento de contrato.