Atendimento ao cliente é chave para crescer a receita de pequenas empresas
Consumidores estão dispostos a pagar mais por um serviço com boa experiência e se fidelizar à marca, garantindo novas compras
Atualmente, empresas de diferentes portes enfrentam diversos desafios, como aumentar receitas e reduzir custos, mantendo a qualidade do serviço e a satisfação do cliente. Uma das principais soluções para isso está na otimização e na integração de canais de atendimento, sobretudo no caso de pequenas empresas, que precisam fidelizar para garantir receitas recorrentes.
O atendimento ao cliente e a integração de comunicações e contatos com o cliente podem ser estratégias que, além de garantir qualidade e eficiência dos serviços e redução de custos, conseguem trazer previsibilidade nos ganhos. Isso é essencial para empresas pequenas, que, muitas vezes, não possuem diferentes fontes de receitas, necessitando do sucesso da fonte principal.
Pensando nisso, confira a seguir como pequenas e médias empresas podem aumentar a qualidade do atendimento ao cliente.
Identificar gargalos
Um dos principais desafios para pequenas empresas é identificar onde estão ocorrendo gastos excessivos, que afetam negativamente a eficiência e a qualidade dos serviços. Muitas vezes, o atendimento ao cliente é uma das áreas mais afetadas. Quando o atendimento não é eficiente, isso pode resultar em insatisfação do cliente e perda de receitas.
A excelência no atendimento ao cliente não é apenas um diferencial competitivo, mas também uma forma de aumentar as receitas. Isso porque clientes satisfeitos estão dispostos a pagar mais e também a se fidelizar à empresa. Além disso, a má experiência do cliente pode levar à perda de clientes e, consequentemente, à redução de receitas.
Gastos que podem ser reduzidos
Há muitos gastos que podem ser reduzidos na operação e no atendimento, o que faz a empresa economizar. Para isso, é importante identificar quais são os gastos supérfluos ou mesmo que podem ser substituídos por automações eficazes.
Por exemplo, há alguns tipos de gastos que são aplicados em processos ineficazes, e, nesses casos, eles podem ser repensados. Alguns problemas que a empresa pode cometer e mesmo assim não sabe são: canais de atendimento limitados, falta de gerenciamento dos atendimentos e ineficiência nas pesquisas de satisfação.
Em todos esses casos, vale cortar custos e implementar processos mais eficazes e de qualidade para melhores resultados.
Otimizar o atendimento
O atendimento ao cliente é o cartão de visitas de uma empresa, e a satisfação do cliente desempenha um papel fundamental na retenção e fidelização de clientes.
Para atingir um atendimento de qualidade e com bom gerenciamento, há técnicas, como a utilização de um software ERP para pequenas empresas, por exemplo, que auxiliam no sucesso da empresa. Veja a seguir algumas das principais soluções para otimizar o atendimento:
• Atendimento multicanal. Como, por exemplo, redes sociais, canais de atendimento SAC, presencial, etc.
• Pesquisas de satisfação com métricas e objetivos.
• Personalização do atendimento. Como com o uso de histórico dos clientes e enquadramento dos usuários em perfis e preferências.
• Scripts de atendimentos eficientes e de qualidade, para padronização e agilidade.
• Equipes treinadas.
• Setor de Customer Success, isto é, Sucesso do Cliente, com visão holística de toda a experiência do cliente com a marca e maneiras de torná-la de qualidade.
• Gerenciamento do atendimento.