Aplicativos passam a ser utilizados como estratégia para fidelizar consumidores
Aliar marketing e tecnologia facilita a construção de relacionamentos e maximiza a conversão de vendas
Fidelizar clientes tornou-se fundamental para as empresas que desejam construir relacionamentos duradouros com seus consumidores. Além de possibilidades como impulsionamento de mídia e estratégias de comunicação, os aplicativos de fidelidade estão revolucionando essas relações ao oferecer benefícios exclusivos e promover engajamento constante com as marcas.
Conforme aponta a Sondagem do Comércio realizada pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), no terceiro trimestre de 2023, o comércio brasileiro obteve 15,1% de sua receita total de vendas por meio de canais digitais, como sites, aplicativos, e-mails e outras ferramentas. Esse percentual representa a maior participação do comércio online desde o segundo trimestre de 2021, quando atingiu 21,2% em um cenário influenciado pelas restrições à operação de lojas físicas durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, esses apps transformam cada interação em uma oportunidade de reforçar a lealdade do cliente, permitindo que a experiência de compra seja mais do que uma simples transação. “Quando uma pessoa baixa o aplicativo da marca, ela já fez um esforço extra e mostra que quer passar um tempo com aquela empresa, o que facilita a fidelização por meio dessas plataformas”, explica.
Na Alphacode, por exemplo, algumas empresas buscam maneiras eficazes de aplicar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente. “Inovação e estratégias digitais são uma receita que funciona quando está bem direcionada. Nesse aspecto, os aplicativos de fidelidade são, de fato, uma parte essencial para criar um vínculo de confiança entre consumidor e empresa”, completa o especialista.