Android 13: por que a nova atualização de notificações pode engajar mais os consumidores, por Daniel Simões*
O “Tiramisu”, nova atualização do sistema Android 13, trouxe muitas novidades para os usuários, em especial, maior controle da privacidade dos consumidores. Assim como o iOS, agora o envio de notificações via push por apps também estará desativado por padrão. Os usuários permitem e decidem a periodicidade de recebimento dessa comunicação dos apps baixados.
Cerca de 85-90% dos usuários do Android aceitam notificações push. Se as empresas souberem usar essa função terão maiores taxas de engajamento, conversão e fidelização.
Isso amplia o desafio para os profissionais de marketing, que também precisam usar essa oportunidade para explicar aos usuários o motivo da permissão, incentivando-os a concedê-la. Mas é uma ótima funcionalidade para os desenvolvedores de aplicativos se envolverem mais com seus consumidores e intensificarem seu jogo de notificações por push.
Os aplicativos agora podem decidir o contexto para seus push opt-ins e quando o prompt deve ser exibido, logo, eles têm uma chance melhor de conquistar os “sim” do usuário. Além de os desenvolvedores poderem definir quando exibir a caixa de permissões, permitindo o opt-in em qualquer etapa do acesso ao app, essa atualização também facilita para os profissionais de marketing e vendas.
Para as marcas, o gerenciamento da caixa de permissões é essencial para estratégias com o uso no momento certo direcionando para a funcionalidade certa.
Já para manter os consumidores no loop de recebimentos de mensagens não tem segredo: é preciso trabalhar com uma comunicação personalizada. Os próprios consumidores deixam dicas e insights sobre seus interesses, analisados por fatores como o histórico de compras, navegação e outros comportamentos. Assim, essas notificações servem como os melhores exemplos de comunicações sob medida e personalizadas com o público-alvo.
Adicionar um toque pessoal ao plano de marketing sempre oferecerá uma vantagem extra no quesito engajamento. O que os criadores de aplicativos precisam fazer é identificar os parâmetros que ajudariam os profissionais de marketing a segmentar os perfis de consumidores e enviar pushes específicos para os usuários.
Elenco aqui algumas ações estratégicas de mensagens transacionais que podem maximizar taxas de opt-ins:
Apresentar a proposta de valor do seu app com base nas preferências do consumidor durante a integração:
Por exemplo, as marcas de vestuário podem enviar diferentes mensagens aos consumidores com base nos tipos de itens que procuram e compram. O app pode enviar recomendações adequadas para homens e mulheres; ou alertas específicos para aqueles que procuraram produtos para a pele em vez de enviar alertas sobre produtos para o cabelo. Isso funciona muito bem durante os estágios iniciais das interações com o consumidor.
Da mesma forma, bancos e empresas de consultoria financeira podem perguntar aos clientes que acabaram de concluir um processo KYC se eles podem ser notificados com atualizações após a verificação de seus documentos.
Portanto, os aplicativos precisam definir o contexto correto para as mensagens e deixar claras as intenções de marketing antes de mostrar como o primeiro passo para criar confiança e obter um prompt de aceitação do cliente. Além disso, os aplicativos que dão aos clientes tempo para entender o valor do aplicativo antes de solicitar uma aceitação obtêm uma melhor taxa de conversão.
Envio de mensagens transacionais em tempo real via push
As notificações transacionais geralmente estão no início do processo de transação e levam o usuário até a última etapa. Como são informações vitais, os usuários estão dispostos a aceitar. Por exemplo, o reagendamento de um voo deve ser enviado o mais rápido possível, mas um documento KYC sendo verificado pode esperar até um outro momento conveniente para que o usuário verifique.
Forneça conteúdo que é buscado pelo usuário
Com o teste A/B, os aplicativos são capazes de avaliar quais tipos de notificações push se adequam ao seu público-alvo. Criar e enviar notificações com conteúdo adequado à situação pode fazer com que se obtenha bons resultados. Por exemplo, os usuários raramente rejeitam a permissão para opt-ins quando o aplicativo sugere informações transacionais que eles não podem deixar de ter.
Vá além e avalie os opt-ins
As ações de avaliação de opt-ins incluem compras, avaliações gratuitas e preenchimentos de formulários. Os profissionais de marketing precisam observar cuidadosamente os dados oferecidos pelas ferramentas de análise. Dessa forma, irão descobrir quantos são os visitantes impactados pelas notificações push que estão realmente convertendo. Avaliações como essas são a única maneira de realmente determinar se as mensagens push estão funcionando ou não.
Impacto pelo canal de preferência
Embora os consumidores tenham vários canais de mensagens em seus telefones, como WhatsApp, e-mails e SMS, eles são seletivos sobre como desejam que os alertas transacionais críticos sejam enviados a eles. As notificações por push são convenientes, pois são vistas imediatamente em seus dispositivos sem abrir e-mails ou contas do WhatsApp. Os fabricantes de aplicativos precisam identificar esses usuários e situações, e usar notificações push de forma eficaz.
Como fazer uma atualização ser parceira do negócio
Para conseguir tudo isso, as marcas precisam construir um sistema de mensagens escalável e seguro. As equipes de produto e marketing também precisam de acesso fácil ao desempenho das notificações por push, como os consumidores reagem a elas e qual o impacto que elas têm nas métricas de negócios, como LTV, receita ou retenção.
É importante que os aplicativos possam ir além do rastreamento de taxas de cliques, pois isso limita a compreensão das conversões reais e o valor criado por suas campanhas de notificação por push.
O Android 13 não é apenas entregar o controle aos consumidores. É também sobre como as marcas podem usar o diálogo de permissão de forma eficaz para transmitir mensagens transacionais críticas.
Se a sua marca não se atualizar de acordo com os sistemas dos aparelhos dos consumidores, poderá perder oportunidades de crescimento. Você já parou para observar as atualizações dos sistemas de smartphones e como elas podem impactar o seu negócio?
*Daniel Simões é General Manager da MoEngage para LatAm