A importância do reconhecimento para adesão: identificando um operador de call center de sucesso
Conheça as principais características e saiba como valorizar o trabalho dos colaboradores
O mercado de atendimento ao cliente vem ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo. Os serviços que exigem atendimento personalizado tendem a contratar operadores de call centers mais qualificados e preocupados em resolver os problemas no atendimento.
Tratando-se do empregador, essa busca tende a se tornar mais fácil quando há conhecimento de quais características os funcionários precisam ter. Para ter bons colaboradores, é necessário identificar qualidades e fazer uma seleção, juntamente do RH, de pessoas que cumpram esses pré-requisitos.
Como identificar um bom operador?
Na hora da contratação, é importante identificar quais candidatos possuem um raciocínio rápido para solucionar problemas. Independentemente do setor, no dia a dia, o operador receberá problemas diferentes que exigirão expertise e agilidade, evitando assim repasses para outros setores.
Tratando-se de atendimento ao telefone, é essencial que o operador possua boa dicção. A habilidade pode ser aprimorada em treinamentos, e vícios de linguagem precisam sempre estar de fora dos atendimentos. Além disso, o funcionário precisa se adequar ao estilo de atendimento e público da empresa.
Cada operador é uma parte importante do atendimento ao cliente. Conversar constantemente com os colaboradores e alinhar os valores da empresa é fundamental para entender quais as necessidades e o conhecimento de cada um. Atendentes que entendem a dinâmica e se preocupam com o bom funcionamento de seu setor fazem com que o call center funcione melhor como um todo.
Como valorizar o colaborador?
Seja um operador que trabalha diretamente com a empresa ou serviços terceirizados, o operador precisa ser valorizado. Esse colaborador é o principal responsável na hora de representar a empresa, seja nas vendas de serviços e produtos ou na solução de problemas.
Oferecer treinamentos é uma forma de manter os funcionários atualizados sobre a empresa. Dessa maneira, a motivação para cumprir seu papel será alavancada e, portanto, mais eficaz. Além disso, oferecer feedbacks constantes e avaliação dos atendimentos faz com que o funcionário saiba quais pontos precisam ser melhorados e quais são valorizados.
Oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa fará com que os operadores tenham uma projeção de carreira. Programas de coaching e de recrutamento interno permitem que os atendentes se sintam reconhecidos pelo esforço, além de ajudar na retenção de funcionários.
Oferecer bonificações para além do salário também é excelente na hora de mostrar o reconhecimento do bom trabalho. Disponibilizar descontos dentro dos serviços prestados pela empresa, além de receber pagamento de benefícios como auxílio-alimentação, convênio médico e vale-transporte, permite que o operador trabalhe mais motivado.
Por fim, vale investir em inovações dentro do setor. Uma dinâmica mais automatizada fará com que o operador cumpra seu papel humanizado, evitando serviços maçantes e muitas vezes repetitivos.