A importância do Marketing Conversacional para o sucesso nos negócios
Especialistas da Sinch tratam das principais tendências da estratégia para que marcas e empresas construam uma conexão de qualidade com os clientes
Conversational Marketing pode ser resumida como uma estratégia de conexão com o cliente usada por marcas e lojas de maneira humanizada. Este conceito se popularizou com o surgimento de tecnologias conversacionais como os assistentes de voz que temos no telefone, no entanto estão presentes em diversos outros segmentos. O princípio desta técnica consiste em estabelecer diálogo próximo ao humano para que o atendimento aconteça de maneira semelhante ao genuíno. A Sinch, líder global em comunicação em nuvem, conta com especialistas no assunto que apontam as principais tendências do segmento.
Analisando este contexto, dados da Sinch apontam números expressivos que mostram como a adoção de ferramentas conversacionais podem impactar um negócio. O primeiro deles, mostra que o Brasil é o segundo maior do mundo no uso de Whatsapp, apenas atrás da Índia. O crescimento é tão acelerado que as projeções da Statista mostram que em 2025 teremos 276 milhões de usuários na América Latina e que no Brasil o aplicativo está presente em todas as faixas etárias que usam diariamente.
Com aquilo em mente, a Sinch apresenta os cinco principais motivos pelos quais os clientes contatam empresas através do Whatsapp. O primeiro é para perguntas e informações, seguido por suporte e promoções, em quarto lugar estão as compras e serviços e fechando o top 5 fica o cancelamento de serviços. “Ou seja, para quem pensa que não é um canal para divulgar sua marca está desalinhado com a expectativa do usuário”, avalia Márcia Asano, COO da Sinch.