5G: o guia completo
A velocidade de desenvolvimento das redes de quinta geração deve seguir o mesmo ritmo do 4G, de acordo com a GSMA. A associação indica que, em números absolutos, uma estimativa de 1,3 bilhão de usuários de 5G em 2025, dos quais 30% estarão na China, e que aproximadamente metade dos usuários de serviços móveis no mundo ainda estarão conectados por meio da tecnologia 4G. No Brasil, a previsão do leilão de radiofrequências marcado para março de 2020 será marcado com o ponto de partida para a implementação de 5G no Brasil e deve seguir um modelo que vai privilegiar a extensão das redes móveis de quarta geração e de fibra óptica a localidades ainda não atendidas.
A Gemalto, líder mundial em segurança digital, lança o primeiro chip 5G desenvolvido dentro dos padrões estabelecidos pelo 3GPP, que garantem o acesso à rede 5G a fim de atender às exigências das operadoras para a nova geração de implementações de rede que surgirão neste ano. Disponível em todos os formatos SIM (SIM removível, M2M SIM, eSIM), o chip 5G da Gemalto conta com uma privacidade aprimorada de dados e roaming global 5G contínuo e é o primeiro a adicionar proteção aprimorada contra hackers.
Os principais benefícios do novo 5G SIM incluem anonimato completo de identidades de assinantes de ponta a ponta, por meio de criptografia de identidade onboard, elimina o potencial de uso indevido de tais informações para localizar e rastrear indivíduos, ou coletar dados pessoais, e garante que as operadoras de celular cumpram as normas, como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.