Whatsapp e redes sociais impulsionam vendas online e otimizam experiência do consumidor
Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, realizar compras online não foi tão fácil. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 55% dos brasileiros realizam compras no ambiente digital ao menos uma vez por mês. Dentro desse contexto, a comercialização de ingressos no ambiente digital também é influenciada, como mostra uma pesquisa feita pela Mordor Intelligence, em que o mercado global de ingressos online deve atingir US$101,94 milhões até 2029.
Uma ferramenta com grande potencial de transformação dessas operações é o assistente virtual integrado ao Whatsapp, como explica Gustavo Soares, COO e Sócio da Bilheteria Express, plataforma digital que oferece soluções automatizadas para a compra e gestão de ingressos. “As redes sociais e o Whatsapp oferecem diversos benefícios, como uma maior proximidade com o cliente, a agilidade e a possibilidade de personalizar o atendimento”, ressalta. Assim, o produto Bussiness, por exemplo, permite a criação de um catálogo de produtos e mensagens automatizadas.
A integração do assistente com o sistema de gestão de vendas otimiza todo o processo, fazendo com que o consumidor seja atendido quase que instantaneamente, seja para tirar dúvidas ou finalizar a compra. “Por meio de coletas de dados, as redes sociais e as ferramentas do Whatsapp auxiliam na personalização da experiência. Isso possibilita um serviço exclusivo, aumentando ainda mais a proximidade com o cliente”, complementa Gustavo.
O canal de vendas também traz a possibilidade de divulgar novos produtos, eventos e promoções, impulsionando a venda de ingressos e aumentando a visibilidade do negócio. “Posicionar a marca nas redes sociais faz com que o engajamento cresça, criando no consumidor um senso de comunidade. Além disso, facilita a comunicação direta e transparente, ocasionando em conversões”, acrescenta o executivo.
Por fim, o fato de que, hoje em dia, quase todas as pessoas estão conectadas possibilita um maior dinamismo no atendimento. “As ferramentas de integração como chatbots, sistemas de gestão de vendas, plataformas de e-commerce e o perfil de uma marca nas redes sociais otimizam os processos e trazem mais suporte, assim como proporcionam uma experiência única para cada cliente”, finaliza o COO.
Texto original: piarcomunicacao.com.br